Protocolo FTP aposentado na PortoFácil

FTP é um acrônimo para File Transfer Protocol, ou protocolo de transferência de arquivo. Comumente, refere-se também ao programa usado para transferir arquivos entre duas máquinas na rede — e no contexto em que escrevemos a sigla descreve o processo de transferir arquivos do computador do usuário para o seu site, e vice-versa.

Acontece que o FTP é um protocolo antigo, tem quase 30 anos de idade, e implica os dados — inclusive nomes de usuário e senhas — trafegarem de maneira totalmente insegura, sem nenhum tipo de criptografia.

A partir da próxima segunda-feira, dia 08 de julho de 2013, todos os servidores da PortoFácil terão o protocolo FTP completamente bloqueado.

No lugar do FTP, os usuários deverão usar os protocolos SFTP ou SCP, cuja funcionalidade é exatamente a mesma do FTP, porém contam com criptografia total.

Na maioria dos clientes de FTP atuais, a única alteração de configuração que precisa ser feita é trocar a porta, que no aposentado FTP é a 21, e no SFTP e no SCP a porta é a 22.

O processo de bloqueio do FTP começa na segunda pela manhã e prevemos que esteja concluído até o final da tarde de terça, talvez antes.

Naturalmente, nosso suporte está ao inteiro dispor para quaisquer esclarecimentos adicionais que se façam necessários.

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.56
Total de Votos: 25

Protocolo FTP aposentado na PortoFácil

Compartilhe

Publicado por Janio Sarmento – 05 de julho de 2013