Diferenças entre os protocolos FTP, FTPS e SFTP

Trocar o FTP pelo SFTP garante transferência rápida de arquivos e segurança nos servidores. Entenda a questão e veja como proceder.

ftp_sftp

Conheça as diferenças entre os protocolos FTP, FTPS e SFTP. Bom, o FTP, ou File Transfer Protocol, é um dos muitos protocolos usados para transferência de arquivos entre clientes e servidores.

O protocolo foi criado em 1971, permitindo uma conexão com o seu servidor e a transferência de arquivos. Sendo assim, nesta arquitetura, basta uma autenticação com texto simples para se conectar e começar a transferir arquivos para o seu servidor.

Para quem chegou à Internet agora pode ser surpreendente, mas você nem precisa de um programa específico para acessar um endereço FTP. Ou seja, basta um navegador e o prefixo ftp://nomedosite, entrar com usuário e senha e pimba! Conexão feita.

Entretanto, o protocolo possui falhas muito graves. Ou seja, em 1999, já se sabia que o protocolo tinha diversas vulnerabilidades. Entre algumas delas estão:

  • Ataques de força bruta;
  • Captura de pacotes;
  • Roubo de portas;
  • Ataques spoof;
  • Captura de nomes de usuário e senhas.

Por exemplo, como o FTP não encripta as suas conexões, toda a comunicação, desde nomes de usuários, senhas, comandos até dados transmitidos, pode ser lida em texto por qualquer um que tenha acesso à rede.

Evolução do FTP ao SFTP

Por isso, a solução de segurança para esta vulnerabilidade foi a criação do SFTP. Que nada mais é do que encapsular o protocolo FTP num túnel de SSH. Ou seja, com essa prática, as transferências ganharam proteção e segurança contra qualquer olhar mais curioso ou mal intencionado.

Aqui na PortoFácil, o FTP foi aposentado há muito tempo. O motivo, como sempre, foi a segurança. Somos viciados em segurança! Por isso, só permitimos transferência de arquivos para os servidores com o uso de SFTP ou de SCP (Secure Copy Protocol). Desta forma, é possível garantir a privacidade de conexão.

Para usar esses métodos na transmissão de arquivos para o servidor, recomendamos o uso do WinSCP para Windows e, para usuários Mac, o Cyberduck. Ambos são softwares open source e em contínuo desenvolvimento.

Conclusão

Enfim, se você precisa fazer transferências de forma rápida e segura para o seu servidor, recomendamos o uso de SFTP (ou SCP). Ou seja, nunca mais tente se conectar com seu servidor via FTP.

E se precisar de ajuda, como sempre, o nosso suporte está à disposição.

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.7
Total de Votos: 7
Diferenças entre os protocolos FTP, FTPS e SFTP

Compartilhe

Publicado por Lucia Freitas – 16 de abril de 2019