Como instalar plugins e templates WordPress via cliente SFTP

Conheça mais sobre o protocolo SFTP e aproveite para aprender como fazer upload de plugins e templates WordPress via cliente SFTP de forma simples.

Como instalar plugins e templates WordPress via cliente SFTP. Apesar do WordPress permitir fazer o upload de plugins e temas através de seu painel administrativo, instalá-los através do protocolo SFTP ainda é uma tarefa muito mais segura. Por isso, nesse tutorial vamos explicar o passo a passo de como fazer upload desses arquivos usando o protocolo.

Como instalar plugins e templates WordPress via cliente SFTP
Como instalar plugins e templates WordPress via SFTP

O Protocolo SFTP

Se você ainda não é familiarizado, este protocolo é bem diferente do FTP. Ou seja, o SFTP (SSH File Transfer Protocol) é o método mais confiável para acessar seu servidor. Garantindo encriptação total dos seus dados durante a transferência dos arquivos. Saiba mais sobre as diferenças de protocolos FTP, FTPS e SFTP.

Sendo assim, existem alguns clientes SFTP recomendados para execução desta tarefa, justamente por oferecerem este protocolo. Entre estes clientes estão o FileZilla, o WinSCP e o Cyberduck. Leia sobre eles no artigo Clientes SFTP para acessar seu servidor na PortoFácil.

Ambos os aplicativos estão disponíveis para Windows, Mac e Linux e possuem todas as ferramentas necessárias para fazer o upload dos plugins e templates para seu site ou blog WordPress de forma segura.

Instalando plugins e templates via SFTP

Uma vez instalado o cliente SFTP, basta digitar no aplicativo às suas credenciais de acesso. Ou seja, para clientes PortoFácil:

  • No endereço de acesso digite o IP do seu servidor;
  • Em nome de usuário digite www-data;
  • No campo senha… Bom, digite apenas a sua senha mesmo;
  • Em seguida selecione o Protocolo SFTP (Porta 22);
  • Por fim, clique em conectar. E pronto!

Assim que a conexão for realizada no cliente SFTP, será aberta uma nova tela no caminho remoto denominado /var/www com todos os sites instalados no seu servidor. Nesse caso, para você conseguir subir seus plugins e/ou templates WordPress, basta seguir os seguintes passos:

  • Clique no site que você deseja fazer o upload dos arquivos;
  • Dentre os itens listados, acesse o diretório wp-content, que é onde a mágica acontece;
  • Em seguida, dentro desse mesmo diretório, você terá acesso aos sub-diretórios plugins e themes.

Sendo assim, agora basta escolher o diretório plugins para fazer o upload dos arquivos do seu novo plugin ou escolher o diretório themes para subir os arquivos do seu novo template WordPress.

Mas atenção! É importante lembrar que para esse tipo de caso é obrigatório fazer o upload dos arquivos descompactados. Cada um em seu respectivo diretório. Pois somente assim o WordPress irá reconhecê-los em seu painel administrativo.

Ativação dos plugin e templates WordPress

Enfim, após fazer o upload com sucesso do seu novo plugin ou do seu novo template WordPress via cliente SFTP. Acesse o painel de administração do seu WordPress para realizar a ativação de cada um deles e pronto!

Agora basta ser feliz!


Foto por Aleksejs Bergmanis via Pexels.

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Publicado por Celso Junior – 12 de janeiro de 2020
Atualizado em 21 de janeiro de 2020