Não é só você que ainda não se familiarizou com os novos blocos de widgets e deseja voltar para os widgets clássicos, muitos outros usuários vem procurando o passo a passo de como reverter este procedimento que está presente nas versões mais recentes do WordPress.
Continue lendo este artigo, pois vamos ensinar, de forma bem didática, simples e objetiva como resolver este problema e voltar, de uma vez por todas, com os famosos widgets clássicos do WP, o gerenciador de conteúdo mais popular do planeta.

Seções desta página
Restaurando os widgets clássicos e desativando os novos blocos
Embora o editor de blocos do WP seja a tendência para o futuro, justamente por permitir muito mais controle sobre a aparência de cada bloco criado, para os usuários mais antigos, que trabalham com o WordPress há vários anos, essa mudança drástica para os blocos de widgets pode acabar se tornando em perda de conforto e até mesmo usabilidade.
Então, se você chegou até aqui porque deseja aprender como desativar os blocos de widgets e restaurar os widgets clássicos, saiba que existem dois métodos disponíveis.
Restaurar os widgets clássicos via plugin
Sem dúvidas, a maneira mais prática é usando o plugin Classic Widgets que, inclusive, foi desenvolvido pela própria equipe responsável pela manutenção do WordPress.
Assim que você instalar e ativar o plugin, ele vai restaurar automaticamente seus widgets para a versão clássica e desabilitar a versão de blocos, sem a necessidade de nenhuma outra configuração extra. Mais simples que isso impossível.
E se no futuro você mudar de ideia e quiser dar uma segunda chance para os blocos de widgets, basta desativar o plugin que tudo vai voltar ao normal.
Restaurando os widgets clássicos via código
A segunda maneira de desativar os blocos de widgets e restaurar a versão clássica é adicionando um pequeno trecho de código dentro do arquivo functions.php
do seu template atual.
Então, partindo do princípio que você já tem um certo conhecimento técnico e, obviamente, está acostumado a editar arquivos do layout do WordPress, basta você copiar e colar o código abaixo:
function example_theme_support() { remove_theme_support( 'widgets-block-editor' ); } add_action( 'after_setup_theme', 'example_theme_support' );
Este trecho de código vai desativar os blocos de widgets assim que você salvar o arquivo functions.php
. E, a partir de agora, quando você clicar em Widgets
a versão clássica será carregada.
Conclusão
Apesar deste ser um passo a passo de nível técnico bem fácil, se você escolher pelo segundo método, lembre-se de nunca editar arquivos do seu template WordPress usando o Editor de arquivos de tema
que fica localizado no menu lateral da dashboard.
Prefira sempre realizar edições de código usando um editor PHP/HTML para isso. E se tiver dúvidas sobre qual destes editores usar, temos um artigo específico para isso, confira:
Fica a dica!
Foto: Safar Safarov em Unsplash.