Ter a possibilidade de personalizar o template de um site ou blog de acordo com as suas necessidades é algo mais do que recomendado para a saúde do seu negócio online. No entanto, uma atualização planejada do WordPress FSE pode lhe exigir uma nova adaptação.
Embora todos os novos recursos do WordPress Full Site Editing já estejam sendo desenvolvidos para serem intuitivos e extremamente fáceis de usar, é sempre bom estarmos preparados para uma eventual mudança mais brusca.

Seções desta página
O que é WordPress FSE (Full Site Editing)
Trocando em miúdos, o WP FSE é a segunda parte do projeto Gutenberg que, na época, trouxe o tão amado — e ao mesmo tempo, tão odiado — Editor de Blocos. Foi a partir do Gutenberg que os desenvolvedores do WordPress introduziram o conceito de projetar todo um site ou blog usando apenas blocos de elementos.
Para bom entendedor, esses blocos são unidades de marcação que possuem diferentes funções nas quais, inclusive, já estamos bem acostumados. Por exemplo: títulos, parágrafos, imagens, vídeos, listas, entre outros.
Então, se você já usa o Gutenberg para fazer suas publicações, é bem provável que não vá sentir praticamente nenhuma dificuldade para fazer uso regular do WordPress FSE.
Porém, é importante ressaltar que o FSE visa oferecer uma funcionalidade que torna a sua administração mais ampla, ou seja, permitindo a personalização da aparência de um template WordPress quase de forma total. Um exemplo básico disso é a possibilidade de poder criar um template baseados somente nos seus blocos.
Por que o WordPress FSE é considerado revolucionário
A principal vantagem do WordPress Full Site Editing (FSE) é a possibilidade de qualquer dono de site ou criador de conteúdo, mesmo sem nenhum conhecimento de codificação, conseguir criar um template ou layout WordPress único e exclusivo, totalmente do zero.
Inclusive, em atualizações futuras é muito provável que esta nova funcionalidade diminua drasticamente a dependência dos construtores de páginas. Sem contar que será possível adaptar um tema básico do WordPress em um modelo perfeitamente adequado à imagem da sua marca.
Como o WordPress FSE pode afetar meu negócio
Agora que estamos mais cientes sobre o que é o WordPress Full Site Editing e quais são as suas grandes funcionalidades, temos que pensar, também, em como o FSE vai afetar o seu negócio.
Mais blocos com opção de posicionamentos específicos
Além dos elementos existentes hoje no Editor de Blocos, onde já é permitido realizar dezenas de ajustes e customizações, novas categorias de blocos serão criadas para aumentar ainda mais o leque de opções. Inclusive, já é possível movimentar os blocos em áreas que antes eram exclusivas dos widgets, criar lista de páginas, loop de consulta, etc.
Outro fator importante é que com esse novo gerenciamento de blocos será possível criar o seu próprio Query Loop, onde você monta uma página contendo blocos de categorias específicas, que direciona o seus leitores e visitantes a partes específicas do seu conteúdo.
Personalização de templates através do Global Styles
Graças ao Global Styles os usuários do WordPress FSE poderão alterar praticamente todos os elementos do template de um site que seja baseado no WordPress, incluindo suas partes visuais, tipografia (web fonts), cores, e muito mais.
Sem dúvidas será um grande “divisor de águas” poder usar os estilos globais para modificar e personalizar qualquer tema que seja compatível com a tecnologia.
Blocos de temas: FSE Theme Blocks
Atualmente, no Editor de Blocos do WordPress, os modelos determinam qual será o posicionamento de elementos específicos. Mas com o FSE Theme Blocks é possível adicionar esses mesmos elementos em qualquer outra posição, tanto em uma página quanto em sua publicação.
Por exemplo, esses blocos permitem o controle do template de uma determinada página, independente do tema WordPress que esteja ativado no seu painel de aparência, podendo até usar elementos diferentes entre os tipos de páginas.
Resumindo
Com certeza o WordPress FSE é o futuro do gerenciador de conteúdo mais popular de todas as interwebs e vai mudar por completo a forma como personalizamos os templates e layouts dos sites e blogs.
Embora grande parte dos seus recursos ainda estejam o desenvolvimento, a revolução já chegou e cabe a nós começarmos a nos adaptar.
Mas em um resumo bem resumido, com o WordPress FSE será possível ter controle total do seu site sem precisar ser expert em código fonte nem programação.
Que venha o futuro!
Foto: Markus Winkler via Unsplash.