
Uma das coisas que se esperam de empresas de hospedagem de sites é que elas registrem domínios. No entanto, a PortoFácil não executa este serviço, e se você sempre se perguntou por que, agora vai ter a resposta.
Muita gente (coincidência ou não, quem está de fora do privilégio de me dar o privilégio de hospedar seus sites) acha que sou “metido” porque tenho restrições quanto à contratação dos serviços da PortoFácil. Todavia, quem está dentro da PortoFácil sabe que é bem pelo contrário: na minha vida profissional, o que eu mais prezo são justamente os clientes. E é por respeito a eles, e à sua liberdade, que deixamos o registro de domínio para empresas cujo negócio seja esse.
Graças a Deus, todos os dias há novos clientes chegando à PortoFácil. Isso nos dá a conhecer muitas histórias de serviços deficientes prestados por outras empresas (creio que todos os clientes que mudam de hospedagem tenham reclamações de seus antigos hospedeiros), mas com certeza a mais recorrente é a de domínios que ficaram sequestrados pela hospedagem antiga.
O quadro é simples de reconstituir:
- o cliente precisa do serviço, mas não sabe onde ir para registrar seu domínio;
- a hospedagem se oferece para fazer o serviço (quando não o inclui no pacote de serviços) e registra o domínio, sem nunca repassar ao cliente os dados de acesso para configuração do mesmo;
- quando o cliente resolve que é hora de trocar de hospedagem, o domínio permanece em poder de quem o registrou, que desta forma beneficia-se de todo o trabalho que o cliente desenvolveu no site, ficando com seu conteúdo e principalmente o seu tráfego construído no decorrer do tempo.
A única chance de a PortoFácil prestar serviços de registro de domínio residiria na hipótese de poder oferecer total liberdade e independência para o cliente.
Em outras palavras, o cliente da PortoFácil é totalmente livre, e se ele decidir trocar de hospedagem, ele poderá fazê-lo a qualquer tempo (talvez por serem tão livres para ir, todos eles resolvam ficar).
Como não temos recursos para oferecer esse mecanismo aos clientes, nem interesse em atuar no mercado de registro de domínios, continuaremos recomendando que os clientes procurem empresas competentes para esse mister (como o próprio Registro.BR, para domínios brasileiros, por exemplo).