WordPress está ativando o noreferrer sem te avisar

Saiba como descobrir se o seu WordPress está ativando naturalmente a tag noreferrer e como corrigir o problema para não perder receitas dos sistemas de afiliados.

WordPress está ativando o noreferrer sem te avisar! Olá, meu nome é Tarsis Almeida e sou um cliente da PortoFácil há alguns anos, graças a Deus! E a pedido do Jânio, trago para vocês um assunto que poucos tenham notado, mas que pode estar te afetando diretamente.

WordPress está ativando o noreferrer sem te avisar

O artigo é sobre a tag de “noreferrer”. Ou seja, tag usada em links para não passar a referência da URL ao site enviado.

Por exemplo, se você colocar um link externo e não usar essa tag, o site que receber suas visitas saberá de onde elas estão vindo. Entretanto, se você usar essa tag, por mais que um site esteja recebendo visitas do seu site, ele não conseguirá identificá-las.

Infelizmente, isso é algo muito negativo. Por exemplo, quando alguns sistemas de afiliados utilizam as referências para poder associar as vendas com o afiliado em questão. Sendo assim, você pode estar perdendo vendas, sem nem saber.

O que é noreferrer?

Noreferrer é um tag usada usada dento de rel=””. Esta tag tem como objetivo não levar a referência do seu site para sites externos.

Contudo, como expliquei acima, se você utilizar essa tag quando for criar um link externo, o site que receber suas visitas não saberá de onde essas visitas estão vindo.

Isso pode ser benéfico quando você quer linkar um concorrente. Pois não quer deixar esse concorrente saber que você o linkou. Ou para qualquer outra função que você não queira que o site linkado saiba que você está enviando visitas a ele.

Porém, alguns sistemas de afiliados — muitos na verdade — utilizam o sistema de referência do link para poder associar o afiliado à venda. Por isso, se você usar essa tag em links de afiliados, sairá perdendo.

Noreferrer e WordPress

Em suas últimas atualizações — não sei dizer ao certo em qual — o WordPress adicionou a tag noreferrer em seu formato padrão de links externos. Ou seja, se você faz um link externo em seu site, o WordPress vai colocar, sem te perguntar se você deseja ou não, essa tag.

Muitas pessoas, assim como eu, não tinham percebido isso. Inclusive, até onde pesquisei, não vi nenhum aviso oficial do WordPress que eles iriam padronizar isso. Sendo assim, só percebi quando as vendas de alguns programas de afiliados caíram drasticamente. Ao investigar o motivo — e por um momento de sorte — acabei verificando as referências desses links.

Porém, conversando com muitas pessoas da comunidade de webmasters, eles também não sabiam e acabaram sendo prejudicados por isso, consequentemente. Portanto, se você usa o WordPress junto com sistemas de afiliados e percebeu queda nas vendas, mas não sabe o motivo… Talvez você também esteja sofrendo com o noreferrer.

Para descobrir, basta você editar um post no WordPress contendo links externos e clicar na aba de HTML. Por lá você consegue ver se seus links externos possuem a tag noreferral ou não.

Como resolver este problema?

Infelizmente, como isso é nativo do WordPress, até onde pesquisei, não tem como remover essa função de forma nativa. Sendo assim, mesmo você editando o link e removendo a tag noreferrer manualmente, quando for atualizar o post, a tag irá voltar automaticamente.

A única solução até o momento foi um plugin que remove a tag no Front-End. Ou seja, removendo a tag na renderização do site e não no painel de administração do WordPress.

O plugin é o Remove noreferrer from post’s links on the frontend e sua instalação é bastante simples e não requer nenhuma configuração. Basta instalar e ativar que já estará funcionando.

Essa é uma solução razoável, mas que tem resolvido o problema por enquanto. Como disse, este plugin remove a tag no Front-End. Ou seja, se você abrir o painel do WordPress, ainda verá a tag de noreferrer por lá. Mas ao abrir o site em si, não a verá mais.

Conclusão

Enfim, com este artigo aprendemos:

  • O que significa a tag noreferrer e para que ela serve;
  • Quem utiliza o WordPress pode estar sendo afetado por esta tag sem saber;
  • Que você pode estar perdendo comissões em seus sistemas de afiliados com essa tag ativa;
  • Uma solução para contornar essa situação do WordPress!

Espero que tenham gostado do artigo e que ele possa te ajudar de alguma forma.

Até breve!

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 11
WordPress está ativando o noreferrer sem te avisar

Compartilhe

Publicado por Celso Junior – 30 de abril de 2019