Aproveite melhor seu VPS otimizando suas imagens. Atualmente, a maioria dos clientes da PortoFácil tem um ou mais sites e blogs em WordPress. E não é à toa, pois este é uma ferramenta muito poderosa e flexível para a edição e publicação de conteúdo na Internet. E obviamente, com toda esta facilidade, é comum acrescentar pelo menos uma imagem aos posts, com o intuito de torná-los mais atraentes.

Entretanto, é necessário que se tome muito cuidado com o uso de imagens, pois você poderá estar desperdiçando preciosos recursos à toa!
Seções desta página
Limitação de Banda nos VPSs
O que acontece é que embora não cobremos por excesso de tráfego em nossos VPSs (são todos unmetered), os limites existem, naturalmente. Por exemplo, no caso específico, limitamos a velocidade da placa de rede do servidor. Sendo assim, quanto menor for o VPS contratado, menor será a velocidade da placa de rede também.
E aí é que entra, justamente, a importância de otimizar todos os recursos de seu site. Principalmente as imagens, para que os limites de tráfego do servidor não sejam gargalo causador de lentidão.
Exemplo Prático
Mais fácil do que ficar explicando teoria, é mostrar um exemplo prático. Ou seja, um “caso da vida real”. Até porque já falamos sobre esse assunto aqui outras vezes. Confira os links relacionados no final da página.
Um de nossos clientes tem um blog de alta visitação que usa muitas imagens. E dessas imagens, muitas poderiam ser otimizadas para diminuir o peso. Mas nada se compara às GIFs animadas que ele publica diariamente.
Certa vez ele publicou um post que, felizmente, fez muito sucesso, e teve uma visitação muito alta. Tal post continha uma grande quantidade de imagens. Porém, todas sem tratamento para diminuir o peso. Incluindo uma GIF animada gigantesca.
O resultado de tudo isso foi que, devido ao tamanho dos arquivos, associados ao volume de visitantes, os 10Mbps do servidor dele ficaram totalmente ocupados. Consequentemente seu servidor começou a apresentar oscilação típica no consumo de banda.
Então, iniciou-se um período de utilização contínua dos 10Mbps do VPS. Até o momento em que tivemos de tirar o site do ar para contornar problema. Quando o servidor foi restituído, alguns minutos depois, o consumo voltou ao máximo, vindo a cair em seguida quando a solução que encontramos para o caso foi aplicada.
Uma única solução: hospedar as imagens externamente
Embora desde o primeiro dia trabalhando conosco o cliente tenha sido alertado da necessidade de otimizar as imagens, ele nunca considerou realmente a sugestão. Talvez até porque seu blog se construiu todo ao redor das GIFs animadas, mas isso não importa.
Quando esse problema aconteceu, na última manhã, ocasionando lentidão no site, estava evidente que fazer às pressas uma otimização das imagens pouco ou nada resolveria, mesmo se fosse viável. Então sugerimos a ele a contratação de um servidor com conexão de rede de 100Mbps, baixo poder de processamento e muito disco. Além disso, configuramos uma espécie de “CDN caseira”. Espelhando nessa nova máquina seu diretório de uploads e redirecionando o tráfego de imagens para lá. Por fim, o resultado final foi 100% satisfatório!
Sincronização dos uploads de imagens
Essa abordagem tem um problema intrínseco: como se tratam de duas máquinas, é necessário garantir que os uploads sejam feitos na nova máquina. Que é a que efetivamente serve as imagens e demais objetos para o site.
Por isso, existem algumas soluções dispendiosas (do ponto de vista de implementação e de uso de recursos computacionais) para alcançar esse objetivo. E existe também a solução simples e praticamente gratuita: configuramos um processo na máquina externa que a cada um minuto “busca” no servidor principal todos os arquivos que ainda não estão sincronizados.
Benefício bônus
As imagens podem causar sérios problemas de sobrecarga de processamento no WordPress quando forem apagadas do servidor. Mas não acontece se usarmos esse recurso de hospedar as imagens “fora”. Entenda por que lendo o seguinte texto de nossa autoria, no blog Criar Sites, que também é cliente da PortoFácil: Otimize seu WordPress com um subdomínio para imagens.
Conclusão
Enfim, se você pode, comece desde já a trabalhar as imagens de seu site de forma a ficarem o menor possível em termos de tamanho de arquivo. Se não dá mais para otimizar todas as imagens existentes, entre em contato conosco e explique a situação. Temos uma equipe pronta para fazer o máximo possível para ajudar a solucionar o seu problema. E da maneira mais econômica possível.
Foto: Vladyslav Dukhin via Pexels.