Ajude o WordPress a entregar seus e-mails

fecharEste post foi publicado há mais de seis meses, e as informações aqui contidas podem estar desatualizadas ou mesmo não terem mais nenhuma validade. Não nos responsabilizamos por eventuais mal entendidos.

Existem algumas situações em que o WordPress simplesmente não envia e-mails corretamente, principalmente quando o domínio em questão usa o serviço de e-mail do Google Apps. Não raramente esse inconveniente acaba virando um problema, pois o administrador do blog não recebe os avisos de novos comentários, e os leitores que marcaram a opção de receber novos comentários por e-mail também não são avisados.

Ajude o WordPress a entregar seus e-mails

A solução do problema é um plugin que substitui o sistema de e-mails interno do WordPress por um verdadeiro cliente SMTP, permitindo inclusive que se use o SMTP do GMail para fazer o envio das mensagens!

Trata-se do ShiftThis Swift SMTP, que vou ensinar a configurar para um domínio usando o Google Apps. Mas a configuração é simples, e muito fácil de fazer para quem esteja usando outro tipo de solução de e-mail.

Os passos para fazer a correta instalação do plugin são os seguintes.

  • Criar uma conta de e-mail no GMail ou no Google Apps, caso ainda não tenha.
  • Instalar e ativar o plugin no site.
  • Configurar o plugin.
  • Enviar um e-mail de teste.

Foge do escopo deste artigo explicar a criação de uma nova caixa postal, portanto vamos nos fixar na instalação do plugin.

Adicionar um novo plugin

Adicionar um novo plugin

Acesse o painel de controle do WordPress e sob Plugins clique em Adicionar novo.

Encontrando o plugin certo

Encontrando o plugin certo

Uma nova tela abrirá pedindo a palavra chave para que o WordPress localize plugins que se relacionem ao que você deseja. Informe a “palavra” SMTP, conforme aparece na imagem.

Quando a lista de plugins disponível aparecer, escolha o ShiftThis Swift SMTP e clique em Instalar. Siga as instruções na tela até completar a instalação.

Quando o plugin estiver ativo vai haver uma nova opção chamada SMTP sob o menu de configurações. É por lá que vamos ajustar seu funcionamento.

Configure o plugin de acordo com a imagem abaixo. Naturalmente, utilize o seu endereço de e-mail, e sua senha, para fazer a configuração!

Configuração padrão do SMTP para o GMail

Configuração padrão do SMTP para o GMail

Feito isso, salve as configurações clicando em Update Options.

Para testar o plugin é muito simples: informe o endereço de uma caixa postal a que você tenha acesso no campo no meio da tela, e clique em Send Test. O plugin enviará uma mensagem em Inglês contendo a confirmação de que o que você fez deu certo.

Note que se o seu blog gerar um alto volume de e-mails em um período muito curto, o GMail poderá bloquear sua conta, pois este tipo de atividade normalmente é gerada por quem faz spam.

Caso você não tenha uma conta no GMail, nem use o Google Apps, e queira utilizar uma caixa postal sua, este plugin também pode ser utilizado, pois ele é bem mais robusto que o sistema interno de e-mails do WordPress. Nesse caso, use os dados idênticos aos de configuração do seu cliente de e-mail, no tocante a autenticação SMTP.

Se precisar de ajuda, não hesite em entrar em contato abrindo um ticket, ajudaremos com o maior prazer.


Crédito da Imagem: CARLOSWEICK via Flickr

Compartilhe

Publicado por Janio Sarmento – 29 de Abril de 2009