Aproveite melhor seu VPS otimizando suas imagens

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

 

shrink-to-fit

Hospedagem de sites é um serviço prestado usando computadores. Computadores têm recursos limitados, finitos; mesmo que estes limites sejam tão largos a ponto de não serem atingidos nunca, ainda assim eles estão ali.

Quando se tem um blog é natural que queiramos enchê-lo de imagens legais, para ilustrar o que temos a dizer. E dependendo do caso as imagens podem ser a parte mais relevante do conteúdo (como, por exemplo, em blogs de moda e maquiagem; ou os blogs de fotografia; e poderíamos gastar páginas citando exemplos).

Porém é necessário que se tome um certo cuidado ao enviar imagens para o blog. Embora seja muito mais fácil simplesmente tirar a imagem da câmera e enviar para o WordPress (ou seja lá qual for a plataforma de publicação), o custo disso pode ser um site lento, um servidor sobrecarregado e visitação diminuindo, porque ninguém gosta de sites amarrados para carregar, e o Google não economiza punições nestes casos.

Dicas para Otimizar as Imagens de seu Blog

Selecionamos as dicas mais simples e diretas para você poder trabalhar as imagens de seu site corretamente.

1. Redimensione as imagens para caberem no leiaute

Você certamente sabe o tamanho máximo de imagem que pode utilizar no seu site. Então, use seu editor gráfico favorito e antes de enviar as imagens para o blog redimensione-as para caber na página.

Se você enviar imagens maiores do que o necessário o visitante terá de baixar a imagem gigantesca (o que causará lentidão) e o navegador dele é que fará o redimensionamento (o que pode produzir imagens de baixa qualidade).

2. Diminua a resolução das fotos

Apesar de novos dispositivos com tela do tipo “Retina” estarem se tornando cada vez mais populares, eles ainda são minoria, e as conexões à Internet são precárias. Então, além de redimensionar as imagens baixe a resolução delas antes de enviar para o blog. Cada editor tem um nome para essa função, mas normalmente é algo como “salvar para web.”

É claro que todos queremos o site mais lindo possível, mas é necessário um balanço equilibrado entre o possível e o viável.

3. Não use acentuação nos nomes das suas imagens

Não tem a ver com velocidade ou com a beleza do blog, mas com a segurança e a integridade dos seus dados.

Por mais que os sistemas operacionais tenham feitos grandes avanços quanto ao uso de caracteres especiais em nomes de arquivos, eles ainda são problemáticos.

Então, por favor, não use acentos ao enviar seus arquivos para o blog.

Os clientes da PortoFácil contam com um plugin que impede o uso de caracteres especiais nos arquivos enviados para o WordPress, evitando assim, de maneira transparente, todos os problemas oriundos dessa má prática. Se o seu blog ainda não tem, é só entrar em contato com o suporte técnico e pedir.

4. Use ferramentas de otimização automática de imagens

Atualmente existem muitas ferramentas para otimização automática de páginas web, e isso inclui o processamento de imagens.

Especificamente falamos do PageSpeed (disponível para todos os clientes da PortoFácil — se seu servidor ainda não tem é só pedir), que faz um excelente trabalho.

Para quem usa WordPress existem ainda plugins capazes de aliviar consideravelmente o peso das imagens do blog. Especificamente sugerimos o uso do EWWW Image Optimizer, que não usa serviços externos (a otimização é toda feita no próprio servidor) e atua da maneira mais transparente possível: depois de configurado, basta enviar as imagens que o plugin redimensiona e otimiza tudo sem intervenção alguma do operador.

Saiba mais sobre acessando este artigo sobre otimização de imagens no WordPress.

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Compartilhe