Combate radical ao spam de comentários. Não existe sequer um blogueiro com um pouco mais de vivência que não tenha se incomodado com os insuportáveis spams de comentários. Apesar das muitas tentativas “do bem” para combater essa prática detestável. Parece que os canalhas estão sempre com fôlego renovado, e sempre na vantagem.

Seções desta página
O que é spam de comentários?
São os comentários enviados massivamente para blogs (e fóruns, e seja lá o que mais for), com o intuito de fazer propaganda de alguma coisa, são spam.
Normalmente esses links são para sites de conteúdo ilegal. Como venda de drogas e medicamentos controlados. Mas já vimos casos até mesmo de sites de promoção de tráfico de seres humanos. Ou mesmo “apenas” para sites de venda de alguma bugiganga qualquer.
Por que combater spam de comentários
Então, combater o spam de comentários em blogs é fundamental por uma série de motivos, os principais citamos abaixo.
Fazem mal para a reputação e prejudicam o SEO
Se não bastassem outros motivos, este já seria de bom tamanho. Tanto o texto que os spammers deixam nos blogs atacados, quanto os links. Ambos prejudicam junto à SERP a reputação do site em questão.
Sem contar que um anunciante sério jamais vai querer pagar para anunciar em um site cujo dono deixa que usurpadores anunciem qualquer tipo de produto de graça!
Podem induzir seu visitante a se prejudicar
Além disso, sabemos que usuários das interwebs costumam ser muito crédulos. Por isso, se uma página parecer o mínimo confiável, como todo blogueiro consciente se esforça para ser. Eles se sentirão confortáveis para clicar em qualquer coisa que virem. É mais ou menos como “se o fulano colocou isso aqui é porque é bom”. Sem nem imaginarem que foram os próprios pilantras que dejetaram a propaganda maliciosa ali.
Consomem recursos
Spams de qualquer natureza consomem recursos de transporte e processamento de dados. E os comentários não são diferentes.
Considerando que normalmente os spams são feitos usando redes de zumbis, não deve ser surpresa para ninguém constatar que um ataque desses possa levar o uso de CPU no servidor às alturas. E, consequentemente, congestionar totalmente o link de conexão à Internet. Especialmente em máquinas de menores dimensões.
Esse consumo exagerado de recursos pode derrubar um site. E não estamos falando de algo incomum de acontecer! E até mesmo, em casos extremos, causar problemas no banco de dados ou na estrutura de arquivos do sistema.
Como combater o spam à maneira “softcore”
Praticamente todas as plataformas de publicação contam com mecanismos de defesa contra spams de comentários e suas variações. Entre as mais populares está o Akismet, que é o método de classificação de comentários “nativo” do WordPress.
Outros plugins criam mecanismos mais ou menos elaborados com o intuito de identificar comentários legítimos, como os CAPTCHAS ou a inclusão no formulário de campos ocultos usando JavaScript.
Associados à moderação manual, estes dispositivos impedem que os spams sejam publicados automaticamente no blog, mas não impedem o ataque e o consumo de recursos implicado.
Como combater o spam à maneira “hardcore”
Quando pedir com boas maneiras não resolve, é hora de partir para a atitude radical, e impedir totalmente o acesso dos spambots ao sistema de comentários. Ou até mesmo bloquear o sistema de comentários para todos. Mas aí vai depender da necessidade de cada um, obviamente.
Conclusão
Enfim, independente da sua escolha, o importante é manter o conteúdo do seu site sempre original, sem nenhum tipo de interferência externa, ainda mais com relação aos spammers.