Como configurar um novo domínio

fecharEste post foi publicado há mais de seis meses, e as informações aqui contidas podem estar desatualizadas ou mesmo não terem mais nenhuma validade. Não nos responsabilizamos por eventuais mal entendidos.

Uma das atividades mais corriqueiras para quem trabalha com Internet é a criação de novos domínios. Para alguns profissionais, chega a ser mais popular do que a própria criação de conteúdo.

Na verdade, existem duas situações básicas em que pode ocorrer a criação de um novo domínio no servidor: quando se o está registrando pela primeira vez, ou quando estamos a transferi-lo de um outro servidor para a PortoFácil.

Em ambos os casos, é conveniente que o servidor esteja com o domínio configurado antes da criação ou modificação dos dados de registro, para agilizar o processo e evitar a necessidade de uma segunda visita ao site de registro de domínios para confirmar a alteração de DNS.

Assim sendo, os passos para a criação de um novo domínio são os seguintes.

1. Verificação da disponibilidade do nome desejado

Este passo é muito importante e não deve ser negligenciado. Antes de solicitar a criação de uma conta no servidor, você tem de ter certeza de que terá a possibilidade de registrá-lo.

Para verificar a disponibilidade de um domínio para registro, basta usar as ferramentas das próprias empresas de registro. As duas escolhas que fazemos são a Via Hospedagem, para domínios internacionais, e o Registro.BR para domínios nacionais (neste caso não é escolha, é falta dela).

Para consultar um domínio na Via Hospedagem, é só acessar o endereço www.viahospedagem.net/dominios/ e digitar o domínio desejado na caixa de texto.

Como configurar um novo domínio

Caso o domínio consultado esteja disponível, o site da Via Hospedagem vai dar esta informação, e já oferecer todos os meios para fazer o registro.

No caso de domínios brasileiros, o procedimento é idêntico, mas o site a ser consultado é www.registro.br. Logo na primeira página, já será possível identificar o formulário de pesquisa, cuja imagem reproduzo abaixo.

Pesquisa de domínio Registro.BR

2. Criação da conta no servidor

Este passo consiste em simplesmente criar uma nova conta no WHM; caso o cliente não saiba ou não queira fazer isso, é só pedir ao suporte. Ao término do processo — que é rápido —, além do usuário e da senha da nova conta serão informados  os endereços dos servidores de DNS, que são fundamentais para o passo seguinte.

3. Registro do domínio (ou alteração do domínio existente)

Uma vez criada a conta no servidor, devemos ir ao nosso registrar favorito e fazer o registro do domínio. Ou ao Registro.BR, caso o domínio seja nacional, pois é a única empresa habilitada a registrá-los no Brasil.

Além dos dados de cobrança e dos dados pessoais da pessoa ou empresa responsável pelo domínio, serão pedidos pelo menos dois servidores de DNS (Domain Name Server), que serão responsáveis pelo domínio em questão.

Como a conta já foi previamente configurada no segundo passo, os DNSs já estarão operacionais, e o domínio será registrado imediatamente. Caso você inverta esta ordem, terá de voltar ao passo 2, solicitar a modificação do domínio e informar os DNSs corretamente.

Nota: em caso de transferência de domínios, há uma boa chance de que nós, administradores do sistema, disponhamos de algumas facilidades que justifiquem você pedir ajuda para mover os dados do servidor antigo para o da PortoFácil. Em alguns casos, a economia de estresse e mão de obra justificaria até mesmo a cobrança de um adicional, o que nós não fazemos (contanto que seja possível manter comunicação de servidor a servidor entre as duas máquinas).

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.55
Total de Votos: 29

Como configurar um novo domínio

Compartilhe

Publicado por Janio Sarmento – 09 de janeiro de 2012