Aprenda como configurar ou apontar um novo domínio para o seu servidor de hospedagem de sites. Uma das atividades mais corriqueiras para quem trabalha com Internet é a criação de novos domínios. Para alguns profissionais, chega a ser mais popular do que a própria criação de conteúdo.
Na verdade, existem duas situações básicas em que pode ocorrer a criação de um novo domínio no servidor:
- Quando está registrando-o pela primeira vez;
- Ou quando estamos a transferi-lo de um outro servidor para a PortoFácil.

Sendo assim, em ambos os casos, é conveniente que o servidor web esteja com o domínio configurado antes da criação ou modificação dos dados de registro. Agilizando o processo e evitando a necessidade de uma segunda visita ao site de registro de domínios para confirmar a alteração de DNS.
Seções desta página
Configurando e apontando um novo domínio
Preparando a hospedagem de sites para receber seu domínio
Para clientes PortoFácil, acesse a Mônica para Clientes, nossa inteligência artificial. Desta forma é possível dar início ao processo de configuração do novo domínio. E, conforme imagem ilustrativa abaixo, basta seguir todas as orientações intuitivas que estarão sendo exibidas em sua tela.
Após preencher todos os campos obrigatórios do modelo acima representado, clique no botão “Criar Site”.
Configurando e apontando o DNS do seu domínio para a sua hospedagem de sites
Após a realização do processo acima, você receberá os servidores DNS usados pela PortoFácil para que sejam configurados para os nossos servidores web. É este pequeno grande detalhe que fará a ligação entre o seu domínio e o servidor de hospedagens.
Supondo que seu domínio tenha sido registrado no Registro.br, você precisará fazer login em sua conta e selecionar o domínio que será editado. Em seguida, encontre a guia DNS e clique em “ALTERAR SERVIDORES DNS”, conforme exemplo abaixo.
Agora basta você preencher os Nameservers da ProtoFácil dentro dos campos “Master” e “Slave 1”. E, por fim, clique em salvar. Pronto!
Aguardando o processo de propagação DNS
Se você realizou corretamente todos os passos acima, então basta esperar que a propagação DNS do seu domínio aconteça da forma mais rápida possível. Explico: apesar da grande maioria dos casos ter uma liberação em poucas horas, infelizmente, existem alguns momentos que você será forçado a esperar até 72 horas para que seu domínio esteja 100% propagado pelas interwebs afora.
Conclusão
Enfim, apesar deste tutorial ser razoavelmente simples e de fácil realização, é importante que você tenha o maior cuidado possível ao realizar cada passo dele. E, caso você não se sinta confortável em realizar tais ajustes, basta entrar em contato com nosso suporte técnico. Teremos o maior prazer em lhe ajudar no que for possível.
Foto: Miguel Á. Padriñán via Pexels.