Como fazer uma “vaquinha” usando o seu próprio site

Vaquinha, financiamento coletivo, crowdfunding. Expressões diferentes para um único ato: juntar dinheiro para colocar o seu sonho no ar. Veja como fazer uma vaquinha em seu site.

Vaquinha online

O nome “vaquinha” aqui no Brasil é conhecido há muito tempo: é recolher pequenos valores de grupos de amigos e conhecidos para financiar um projeto, desejo ou necessidade. Foi com uma vaquinha entre amigos que nasceu a Camiseteria — e muitos outros projetos feitos na Internet brasileira.

Embora os criadores de plataformas para financiamento coletivo evitem o termo “vaquinha”, é exatamente isso que estas plataformas fazem. Elas são meios para construir campanhas, divulgar o seu pedido — e ficam com uma fatia do que é arrecadado, custeando a operação. Com essas ferramentas, você também pode conseguir doações recorrentes para o seu projeto.

As vaquinhas — ou financiamentos coletivos — são muito usadas por startups, blogs, pessoas e ONGs como forma de conseguir concretizar projetos. Muitos livros, produtos, protótipos e projetos já saíram do papel assim. Sem falar na ajuda a talvez milhares de pessoas em caso de necessidade.

Como fazer uma vaquinha no seu site

Fazer uma vaquinha é uma ótima solução para tornar real um projeto. Pode ser um aplicativo, um produto, um serviço ou simplesmente uma bondade. As vaquinhas existem exatamente para isso e, sim você pode usar o seu site para fazer isso.

As vaquinhas online trazem dinheiro para o seu projeto, permitem criar um banco de apoiadores e ainda dá um bom gás para o seu marketing digital. Sim, porque ao divulgar a sua campanha, a sua marca e o seu site passam a ser mais conhecidos e talvez alcancem pessoas que jamais entrariam no seu site.

As vaquinhas garantem independência, a reunião de um coletivo de pessoas em torno de um projeto, a realização de um projeto que não tem um plano de negócios — ou que tem valores “pequenos” que não conseguem financiamento em outros canais tradicionais. Outra boa vantagem da vaquinha é a quase ausência de burocracia.

Para completar, fazer a vaquinha no seu site não exige que você siga as regras estabelecidas pelos sites de financiamento coletivo/crowdfunding. Como sempre: seu site, suas regras — e lembre-se que terá que conquistar o apoio das pessoas.

Passos para fazer a sua vaquinha

  1. Crie uma conta num site de pagamentos
  2. Faça um post ou uma landing page falando do seu projeto
  3. Inclua um botão de doação ou pagamento na página ou post
  4. Faça uma bela campanha de divulgação

Os sites de pagamento são, aqui, um dos centros — o segundo é a campanha de divulgação. Destes dois pontos dependerá o sucesso de sua empreitada.

Os pagamentos ou doações de sua vaquinha online podem ser recebidos através de diversos serviços. No Brasil, temos à nossa disposição: F2B; Pagseguro e PayPal, entre outros.

Nos três sistemas de pagamento você terá recursos simples e fáceis para criar botões de pagamento ou doação, permitindo que sua vaquinha online decole sem maiores problemas. Basta criar a sua conta, instalar o botão (um simples copia e cola de código) e passar ao segundo ponto importante: a divulgação.

Agora, para fechar com chave de ouro a sua empreitada, capriche na divulgação. Envie uma campanha bem feita e detalhada para seus contatos, peça que espalhem entre as suas redes e lembre: jamais faça spam (enviar mensagens não solicitadas); crie mensagens que despertem a curiosidade de seus amigos e do público em geral. Vale a pena, segundo as plataformas de financiamento coletivo, disparar mensagens (tanto por e-mail como nas redes sociais) periodicamente.

Viu como é possível criar uma vaquinha no seu site sem saber uma linha de programação?

Foto do abre: rawpixel on Unsplash

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 4

Como fazer uma “vaquinha” usando o seu próprio site

Compartilhe

Publicado por Lucia Freitas – 11 de julho de 2018