Como reiniciar um VPS usando a Mônica para Clientes. Embora o termo “reiniciar um VPS” possa dar certos arrepios na coluna, em alguns momentos é necessário realizar tal tarefa. Seja por algum problema em seus sites e blogs ou apenas para procedimentos básicos de rotina.
Mesmo assim, é pouco comum que um VPS da PortoFácil precise ser reiniciado pelo próprio usuário. O usual é que estas máquinas só sofram “reboot” após atualizações de segurança que impliquem alterações no Kernel do Sistema Operacional e, quem cuida disso, são nossos administradores de sistemas.

De qualquer forma, nossos clientes contam com opções para efetuar o reinício de seus servidores para quando precisarem.
Então, se você é cliente da PortoFácil, com certeza já conhece a nossa amada inteligência artificial, popularmente conhecida como Mônica. É através dela que é possível realizar várias funções de forma simples, rápida e eficaz, inclusive a reinicialização de um VPS.
Seções desta página
Como reiniciar um VPS via Mônica
Como dito anteriormente, clientes PortoFácil tem a praticidade de realizar tal procedimento de forma extremamente fácil, bastando acessar o painel da Mônica para Clientes, seja via navegador web ou via aplicativo para Android e iOS, e seguir os tutoriais a seguir.
Reiniciando um VPS via navegador web
Acesse a Mônica para Clientes através do IP do seu servidor. Por exemplo: https://SEU.IP:22222/monica/
e digite seu nome de usuário e senha. Em seguida, basta clicar no menu Reboot
conforme indicado na imagem ilustrativa abaixo:
Reiniciando um VPS via aplicativo
Caso você já tenha instalado nosso aplicativo em seu smartphone — seja iOS ou Android –, então basta acessá-lo e clicar no menu Reboot
conforme indicado na imagem ilustrativa abaixo:
Como reiniciar um VPS cPanel?
Para reiniciar um VPS com cPanel a opção mais fácil é entrar no “WHM”. Em seguida, no menu à esquerda da página, procure por “System Reboot › Graceful Reboot” ou “System Reboot › Forceful Reboot“.
Como o próprio nome sugere, a diferença entre as duas opções é que a segunda faz um reboot forçado na máquina. Enquanto a primeira tenta reiniciar o VPS de maneira mais limpa e segura.
É importante ressaltar que, normalmente, um VPS cPanel leva de cinco a dez minutos para voltar a operar normalmente após ser reiniciado.
Observações
Como dissemos antes, reiniciar um VPS (ou servidor dedicado) não deve ser algo necessário diariamente. Ou seja, o reboot deve ser utilizado como último recurso apenas.
O principal motivo para se ter cuidado redobrado com relação aos “reboots” é que esta é uma operação um tanto invasiva, que implica forçar o encerramento de todos os serviços que estejam rodando no servidor e, esta interrupção na operação dos serviços, pode levar a perda de dados. E, em casos extremos, levando à inutilização da máquina.
Outro ponto extremamente importante: jamais reiniciar uma máquina que tenha sido reiniciada e não esteja respondendo. O risco de perda de dados nessa situação fica muito potencializado e pode levar a perdas irreversíveis. Mas com relação a isso, relaxe e não se preocupe muito, pois é para isso que existem backups.
Em qualquer caso, recomendamos que antes de tomar qualquer atitude desesperada você abra um chamado de suporte. Nossos técnicos estão preparados para lidar com as situações mais extremas, e poderão ajudar a resolver qualquer problema relacionado à máquina.
—
Foto: You X Ventures via Unsplash.