Sem dúvidas a famosa tela branca da morte que o WordPress costuma apresentar sem aviso prévio é um dos erros mais temidos e até mesmo enigmáticos da história do gerenciador de conteúdo mais popular do planeta.
Basicamente, este é aquele erro que substitui todo o conteúdo de um site, blog ou loja virtual com Woocommerce em uma tela totalmente branca, sem nenhum tipo de mensagem de identificação ou assistência adicional.

Embora a tela branca da morte do WordPress seja um tipo de problema que possa acontecer por causa de motivos aleatórios, que ocorre sem nenhuma especificação técnica, existem vários métodos e formas de corrigir.
Seções desta página
Corrigindo a tela branca do WordPress
Neste artigo vamos ensinar como corrigir o WSoD (sigla em inglês para White Screen of Death) de uma forma bem prática e sem a necessidade de conhecimento técnico avançado sobre WordPress.
Desativar todos os plugins
Quando o erro de tela branca aparece, o culpado mais provável é algum dos plugins que estão instalados no seu CMS. Talvez por falta de atualização, ou de compatibilidade de versões, um plugin pode simplesmente parar de funcionar e, consequentemente, travar todo o seu site de uma vez só.
Então, para tentar solucionar o erro de tela branca, nossa primeira recomendação é desativar todos os plugins. Em seguida, verifique se o conteúdo do seu voltou a ser exibido.
Se o site voltou ao normal, o culpado é realmente um dos plugins que estava ativo. Para descobrir, vá ativando individualmente cada um deles até descobrir qual deles estava gerando o erro!
Desativar seu template
Assim como os plugins, o tema do seu site também pode ser a causa deste problema. Por isso, recomendamos que você troque o template atual por um modelo padrão que o próprio WordPress oferece para todos.
Se a tela branca da morte do WordPress sumiu, então o culpado é algum código inserido no seu template.
Ativar o modo de depuração
Com o modo de depuração ativado, você consegue ver todos os erros gerados diretamente em cada página carregada. Sem dúvidas, este recurso é excelente para descobrir o que pode estar gerando esta tão temida tela branca do WordPress.
Para ativar a depuração de código, você vai precisar editar o arquivo config.php
da sua instalação do WordPress. Então, partindo do princípio de que você sabe como acessar este arquivo, seja através de um cliente sFTP ou via Shell, basta adicionar o seguinte código dentro do arquivo:
// Habilitar WP_DEBUG
mode define( 'WP_DEBUG', true );
Code language: JavaScript (javascript)
Feito isso, é só recarregar o seu site para que todos os erros “ocultos” comecem a aparecer de forma detalhada. A partir daí é só você fazer a correção e pronto! Seu site voltará ao normal.
Observação: após corrigir o problema da tela branca, é muito importante desabilitar o modo de depuração no arquivo config.php
. Nesse caso, basta trocar o true
por false
.
Aumentar o limite de memória do PHP.ini
Outro motivo que pode gerar a tela branca é a falta de memória que um script PHP pode alocar. Nesse caso, nossa sugestão é que você aumente o limite editando o arquivo php.ini
.
A primeira coisa que você precisa é localizar o php.ini
. Geralmente este arquivo fica na raiz do seu servidor, mas caso não o encontre, basta criar um arquivo PHP contendo o código phpinfo()
e carregá-lo em seu navegador.
Agora que você sabe onde o php.ini
está, chegou a hora de editá-lo. Para isso, localize o código memory_limit
, que define a quantidade máxima de memória que o PHP pode alocar em seu servidor, e troque o valor atual por um maior.
Ou seja, se o limite de memória está estipulado em 64M, troque para 128M, como no exemplo abaixo.
memory_limit = 128M
Agora salve o arquivo php.ini
e reinicie o seu servidor web.
Limpar o seu cache
Mesmo que a tela branca do WordPress já tenha sido solucionado, é muito comum e rotineiro que as soluções de cache que o seu site ou blog utiliza estejam desatualizados e, consequentemente, continuam carregando o erro.
Para resolver este problema, recomenda-se que você execute uma limpeza geral de todo o cache interno e de todo o cache da Cloudflare, se você também faz uso da utiliza.
Conclusão
Neste artigo você aprendeu como consertar a tela branca do WordPress em poucos passos. Mas embora este problema seja relativamente fácil de ser corrigido, em alguns casos você pode precisar de um conhecimento técnico um pouco mais avançado.
Se você é cliente da PortoFácil Hospedagem de Sites, abra agora mesmo um chamado de suporte para que nossa equipe técnica resolva este problema o mais rápido possível.
Fica a dica!
Foto: Canvy Mockups via Pexels.