Embora os erros de sintaxe no WordPress possam parecer, no primeiro momento, algo preocupante, em muitos casos você mesmo consegue corrigi-los sem precisar ter muito conhecimento técnico em código PHP.
E, se você chegou até este artigo, significa que apareceu alguma mensagem de erro na instalação do WordPress do seu site ou blog, correto?
Nos tutoriais abaixo vamos apresentar os métodos mais fáceis de consertar este tipo de problema que, em muitos casos, pode ser algo relacionado a apenas um simples “ponto e vírgula” dentro de um arquivo PHP do seu template ou de algum plugin, por exemplo.

Seções desta página
O que significa erro de sintaxe no WordPress
Caso você não conheça o termo, muito provavelmente você já se deparou com este tipo de erro em algum momento da sua vida dentro das interwebs. Em poucas palavras, erro de sintaxe é quando um determinado comando PHP não é escrito de forma correta, aparecendo a seguinte mensagem de erro crítico a seguir.
Dentre as causas mais comuns de erros de sintaxe no PHP estão:
- Assim como dissemos anteriormente, este erro crítico pode ser gerado por apenas um “ponto e vírgula“, uma outra pontuação incorreta, um erro gramatical ou um símbolo ausente dentro de um determinado arquivo PHP;
- Quando se copia e cola um snippet de código PHP de forma equivocada, incluindo novamente a tag de abertura
<?php
ou de fechamento?>
do PHP; - Edição, inserção ou remoção de algum fragmento de código-fonte dentro do template ou de algum plugin do WordPress;
- Instalação ou atualização de algum plugin que não seja compatível com a versão atual do WordPress instalado no seu servidor, ou que esteja em conflito com outro plugin já instalado.
Aprenda como corrigir erros críticos de sintaxe
Os erros de sintaxe devem ser corrigidos o mai rápido possível, caso contrário seu site WordPress pode ficar completamente inacessível, prejudicando toda a experiência dos seus visitantes. Sem contar na perda de conversão, queda no tráfego de visitação e, principalmente, perda de rankeamento na SERP.
Se por algum motivo você não tenha ideia de onde o tal erro de PHP possa estar, a primeira coisa a se fazer é habilitar o modo de depuração do WordPress. Nesse caso, será necessário:
- Acessar, via cliente sFTP, o arquivo
wp-config.php
localizado na raiz do seu site; - Localizar o código
define( 'WP_DEBUG', false );
dentro do arquivo; - Mudar o código para
define( 'WP_DEBUG', true );
(vide imagem ilustrativa).
Agora, com o modo de depuração ativado, basta você atualizar a página onde os erros de sintaxe PHP estão aparecendo que será exibido uma nova mensagem indicando o localização exata de cada um deles, incluindo o nome do arquivo e número da linha, conforme imagem de exemplo abaixo.
Com o erro localizado, vá até o arquivo que foi exposto no depurador de código e faça a correção necessária. Para isso recomendamos o uso de algum editor de código PHP/HTML ou algum ambiente de desenvolvimento integrado para PHP. Só não use — nunca — o editor de temas nem o editor de plugins disponível no painel de controle do WP.
Após a correção dos erros críticos de sintaxe, lembre de desabilitar o modo de depuração do WordPress no arquivo
wp-config.php
. Para isso basta mudar o código paradefine( 'WP_DEBUG', false );
e salvar.
Evitando erros de sintaxe PHP
Cada vez mais o WordPress exige menos conhecimento técnico relacionado a código-fonte, oferecendo ao dono do site, se preocupar apenas em gerar conteúdo para o seu projeto online.
Contudo, é muito importante ter, pelo menos, uma noção básica da linguagem PHP para você mesmo saber evitar que estes erros de sintaxe aconteçam.
Fica a dica!
Foto: Negative Space via Pexels.