Jetpack Photon x Imagens GIF: o fim do conflito

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

 

O JetPack Photon (leia o que já escrevemos sobre ele) é um excelente jeito de otimizar qualquer site em WordPress que seja baseado em imagens. Por se tratar de uma CDN de alto desempenho, ele ainda ajuda a economizar banda, além de acelerar a carga das páginas.

Todavia, nem tudo são flores. Qualquer um que tenha tentado usar o Photon em conjunto com imagens GIF (principalmente as animações) já passou pela frustração de ver que teria de fazer uma escolha entre usar a CDN ou usar as animações no blog.

Porém, incomodada ficava sua avó. Agora, nós contamos com a versão mais nova do Photon, que implementou um filtro que permite ao programador decidir a cada imagem se ela deve ou não ser repassada para a CDN. Há promessas de que na versão vindoura exista até uma interface gráfica para facilitar esse trabalho.

Por enquanto, tudo o que é necessário fazer para evitar que o Photon atue em suas imagens GIF é adicionar o seguinte código ao functions.php do seu tema:

// Faz o Jetpack Phothon ignorar imagens gif

function my_photon_exception( $skip, $src ) {
        $src = strtolower($src);
        if ( strpos( $src, '.gif' ) !== false  ) return true;

        return $skip;
}
add_filter( 'jetpack_photon_skip_image', 'my_photon_exception', 10, 3 );

É claro que você pode implementar a lógica que desejar, este é apenas o exemplo mais básico (e provavelmente mais útil) que poderíamos apresentar.

Mandamos um agradecimento especial à galera do Samurai LOL, que encontrou a documentação sobre o novo filtro e compartilhou conosco para que consertássemos suas galerias de imagens.

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Compartilhe