O que é preciso para ser um desenvolvedor WordPress

Que tal entrar para o maravilhoso mundo dos desenvolvedores WordPress? Conheça as dicas infalíveis para se tornar um mestre do WordPress.

O que é preciso para ser um desenvolvedor WordPress? Em primeiro lugar é preciso conhecer toda a estrutura do WordPress, além de todo o potencial que este sistema de gerenciamento de conteúdo oferece para o desenvolvedor. Com o WordPress é possível criar praticamente tudo, desde templates/layouts profissionais, plugins e até novas ferramentas para facilitar ao máximo a sua vida e a do seu cliente.

O que é preciso para ser um desenvolvedor WordPress

Então, o que é preciso para ser um desenvolvedor WordPress de sucesso?

  1. Saber instalar e configurar o WordPress, obviamente;
  2. Ter, no mínimo, noção intermediária de linguagem PHP e banco de dados MySQL;
  3. Ter conhecimento suficiente sobre HTML, CSS e design gráfico para criar um layout limpo e bonito, caso esta seja sua área.
  4. Conhecer e/ou estudar toda a documentação disponível no WordPress Codex;
  5. Continuar estudando cada dia mais essa documentação. Recomendamos reservar um tempo do seu dia para isso. Você vai agradecer a si próprio lá na frente;
  6. Participar efetivamente da comunidade WordPress para ficar por dentro de todas as novidades e tendências;

Colocando a mão na massa…

É altamente recomendável que você tenha um servidor local e independente de plataforma instalado em seu próprio desktop/notebook rodando WordPress. Nesse caso recomendamos o XAMPP (Windows, macOS e Linux) ou MAMP (macOS). Assim você mantém todo o seu ambiente de testes seguro “dentro da casinha“, sem correr riscos desnecessários se tivesse usando um servidor online para trabalhar em modo de desenvolvimento.

Escolha uma área para começar…

Não tente abraçar o mundo! Apesar de uma área estar diretamente interligada à outra, escolher uma área específica para começar sua odisseia dentro do maravilhoso mundo dos desenvolvedores de WordPress é crucial.

Comece por onde se sinta mais confortável. Estude as possibilidades e suas chances de sucesso. Estude! Quanto mais você estudar sobre o WordPress mais chances terá de alcançar seus objetivos. E, definitivamente, não tente reinventar a roda! Antes de tentar criar um código ou um hack do zero, pesquise! Provavelmente alguém já fez o que você precisa e compartilhou a façanha com o mundo.

Uma boa dica é procurar no StackExchenge e/ou no StackOverflow.

Esteja preparado para resolver problemas…

Nem tudo são flores na vida de um desenvolvedor WordPress, por isso esteja sempre preparado para o pior. Como já dizia nosso saudoso filósofo Murphy, se algo tiver que dar errado, então vai dar errado! Não há como escapar, porém, a probabilidade de dar certo é a mesma. Então, busque por alternativas, estude um pouco mais sobre o WordPress e toda a sua engrenagem.

Estudar e aprender cada dia mais. Esse é o mantra que todo desenvolvedor WordPress deve carregar consigo. Estudar e aprender cada dia mais… e mais! E lembre-se: por pior que seja o problema, só não há solução para a morte, ainda.

Conclusão

Muitos podem achar um bicho de sete cabeças, mas se transformar em um bom desenvolvedor WordPress está ao alcance de todos que realmente estão dispostos a colocar a mão na massa, aprender, errar, tentar de novo, até conseguir acertar. Ninguém nasceu sabendo e ninguém sabe tudo.

O WordPress está em constante evolução, vide como exemplo o Gutenberg, editor que chegou para revolucionar o uso do sistema de gerenciamento de conteúdo, tanto para o desenvolvedor WordPress tanto para o usuário comum. Então, a dica é persistência sempre. Boa sorte!

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 20

O que é preciso para ser um desenvolvedor WordPress

Compartilhe

Publicado por Celso Junior – 22 de janeiro de 2019