O que são Must-use Plugins ou MU-Plugins

Conheça os mu-plugins, também conhecidos como Must-use Plugins. Ferramentas desenvolvidas com soluções e funcionalidades específicas para cada tipo de site.

Saiba o que são e para que servem os Must-use Plugins, também conhecidos como MU-Plugins. Bom, há tempos a plataforma WordPress deixou de ser apenas uma ferramenta de criação e gerenciamento de conteúdo para se tornar algo muito mais robusto. Atendendo a praticamente quase todas as áreas e nichos disponíveis hoje nas interwebs.

Leitura recomendada: O que é possível criar com WordPress.

O que são Must-use Plugins ou MU-Plugins
O que são Must-Use Plugins ou MU-Plugins

Sendo assim, em determinados casos, podem existir funcionalidades específicas de um sistema baseado em WP que não podem ser desabilitadas e são cruciais para o seu bom funcionamento. É exatamente nesse momento que os MU-Plugins entram em ação.

O que são Must-use Plugins ou MU-Plugins?

Basicamente, são plugins de uso obrigatório, onde não podem ser desativados nem excluídos no painel de controle do WordPress. Os MU-Plugins são instalados em um diretório especial cujo caminho oficial é wp-content/mu-plugins. Desta forma, eles ficam totalmente separados do diretório padrão dos plugins comuns. Dentre outras características estão:

  • Os Must-Use Plugins são ativados automaticamente, sem a necessidade de fazer login no sistema. Basta subir os arquivos para o diretório wp-content/mu-plugins;
  • Os MU-Plugins não são exibidos na listagem de plugins do WordPress, por isso não correm o risco de serem desativados nem excluídos por engano;
  • Eles só podem ser desativados se os arquivos forem excluídos diretamente, via sFTP;
  • Seu carregamento acontece antes dos plugins normais do sistema. Ou seja, os ganchos de API são sincronizados normalmente com os plugins comuns;
  • Pelo fato dos MU-Plugins não aparecerem na listagem de plugins comuns, você não receberá nenhuma notificação de atualização disponível para eles. Nesse caso, cabe a você entender seu funcionamento e mantê-los atualizados manualmente.

Quando devo usar esses plugins?

Depende da necessidade de cada um e de cada site em questão. Os MU-Plugins são soluções pensadas para serem mais estáveis e seguras que os plugins tradicionais. Mas o fato de mantê-los atualizados por conta própria, sem ajuda da verificação automática do WP, pode tornar a segurança do seu blog ou site mais vulnerável.

Sendo assim, é imprescindível que você se mantenha sempre atento a esse pequeno grande detalhe para não sofrer com dores de cabeça depois. Fica a dica!


Foto: Launchpresso via Pexels.

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Publicado por Celso Junior – 25 de março de 2020