Por que XML Sitemap é importante para SEO

XML Sitemap e SEO caminham lado a lado. Quando um site ou blog possui um mapa do site ativo e configurado de forma correta, a indexação na SERP é mais tranquila e rápida.

Por que XML Sitemap é importante para SEO? Ou, talvez, a melhor pergunta seria: por que devo me preocupar com o sitemap do meu site? Bom, pense no “mapa do site” como se fosse sua própria casa. Onde cada cômodo é uma seção ou categoria, e dentro deles existem objetos e conteúdos únicos que precisam ser identificados e localizados com facilidade.

A partir do momento que você organiza sua casa, ou melhor, o Sitemap, de forma que tudo fique no seu devido lugar, é mais fácil até mesmo para você localizar os itens contidos nele. Sendo assim, a partir do momento que seu site possui um modelo de XML Sitemap bem configurado e organizado, tudo fica mais fácil para os bots. Principalmente para o nosso tão querido Googlebot.

Por que XML Sitemap é importante para SEO

A importância do XML Sitemap

Trocando em miúdos, não existe nenhuma contra-indicação ter um XML Sitemap ativo e configurado em um site. Pelo contrário, é mais do que recomendado! Veja:

  • Faz parte das diretrizes do próprio Google para indexar um site no mecanismo de busca mais famoso do universo;
  • É ideal para sites com muito conteúdo e que não estão bem estruturados, ou seja, com poucos links internos;
  • Caso seu site ou blog seja novo, ter um sitemap já configurado vai ajudar numa indexação mais rápida na SERP;
  • O mesmo serve para sites e blogs dinâmicos. Com atualizações frequentes é mais fácil para os bots indexarem seu conteúdo. Visto que eles vão detectar, através do seu XML Sitemap, que algo novo foi publicado.

Como criar um XML Sitemap?

Se você é usuário do WordPress, existem vários plugins que fazem esse serviço para você com maestria. Dentre os recomendados são o Google XML Sitemaps e Yoast SEO. Ambos extremamente bem conceituados! Contudo, se o seu site for do tipo estático — seja em HTML ou PHP puro –, recomendamos o uso do Sitemap Generator ou do XML Sitemaps Generator.

Em qualquer uma dessas opções você terá um arquivo XML contendo seu Sitemap. Pronto para ser indexado pelo Googlebot!

Como indexar meu Sitemap?

Uma vez que seu Sitemap esteja ativo e configurado da forma correta, chegou a hora de avisar para a SERP que ele existe! Para isso, acesse o Google Search Console (Google Webmaster Tools) e no menu principal procure pela guia “Sitemaps”. Uma vez dentro desta guia, basta colocar a URL correta do seu arquivo XML Sitemap e enviar para validação. Simples assim!

Conclusão

Neste artigo, explicamos e ensinamos de forma direta e objetiva a importância de ter um arquivo Sitemap para um site ou blog. Seja ele dinâmico ou estático. E se mesmo com todas as dicas aqui apresentadas, você ainda tiver dúvidas, entre em contato com nosso Suporte Técnico. Nossa equipe está pronta para lhe ajudar no que for preciso.


Foto por Alvaro Reyes no Unsplash.

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 14
Por que XML Sitemap é importante para SEO

Compartilhe

Publicado por Celso Junior – 13 de setembro de 2019