Como indexar um site no Google: passo a passo

Siga nossas dicas e saiba como indexar e apresentar a URL de um novo site no Google de forma rápida, simples e eficaz.

Conheça o passo a passo de como indexar um site ou blog no Google de forma rápida e eficaz. Mas antes de iniciar o tutorial é necessário que seu site ou blog já esteja devidamente publicado e contenha todos os itens necessários e recomendados para seu bom funcionamento. Incluindo uma hospedagem de sites que se preocupa ao máximo com segurança web e, também, entrega os melhores serviços. Além de um layout ou template responsivo, um bom SEO (otimização para mecanismos) e o mais importante: conteúdo de qualidade.

Como indexar um site no Google: passo a passo

Passo a passo para indexar um site ou blog no Google

Partindo da premissa que seu site já possui todas as recomendações e segue todas diretrizes para webmasters, chegou a hora de indexá-lo na SERP. Sendo assim, confira abaixo todos os passos necessários:

  • Crie um sitemap para apresentá-lo ao Google Search Console. Se você usa WordPress, existem vários plugins que geram automaticamente o sitemap. Por exemplo: Yoast SEO e o Google XML Sitemaps fazem esse trabalho de forma perfeita. Após sua configuração basta acessar o painel de controle do Search Console e enviar o sitemap para o Google. Caso seu site seja estático, do tipo HTML puro, existem vários sites que criam o sitemap automaticamente para você, sendo um deles o Small SEO Tools.
  • Aproveite para apresentar seu novo site a todos os demais mecanismos de busca usando a ferramenta Free Search Engine Submission. Entretanto, vale ressaltar que esta apresentação não significa que ele será realmente indexado. Essa ferramenta faz apenas a apresentação da sua URL.
  • Configure o Google Analytics em seu site. Além de ser uma das melhores e mais completas ferramentas para análise de métricas, o Analytics também avisa para a SERP — de forma indireta — que existe um novo site pronto para ser indexado.
  • Crie estratégias de link building para seu site. Ou seja, mantenha-se ativo em todas as redes sociais compartilhando seu conteúdo. E não esqueça de adicionar a URL do seu novo site na bio de cada uma dessas redes sociais.
  • Crie boas estratégias e produza conteúdo de qualidade para alcançar seu público alvo. Por isso, tenha em mente que para alcançar um bom rankeamento na SERP é necessário ter, também, um conteúdo bem escrito e totalmente engajado ao seu nicho.

Conclusão

Se você seguiu à risca todos os passos acima, então chegou a hora de saber esperar. Existem casos que a indexação do novo site no Google acontece em poucos dias. Entretanto, em outros, pode demorar algumas semanas. O importante é manter o foco em sua estratégia na produção de conteúdo relevante. Além de se manter ativo nas redes sociais o máximo possível.

Por fim, acompanhe como está o processo de indexação do seu site através da própria pesquisa Google. Digite na busca site:meudominio.com.br e acompanhe, praticamente em tempo real, quantas páginas já foram indexadas pela SERP.

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.9
Total de Votos: 17
Como indexar um site no Google: passo a passo

Compartilhe

Publicado por Celso Junior – 11 de junho de 2019