Por que não usar o editor de arquivos do tema WordPress

Usar o editor de arquivos do tema WordPress para realizar ajustes do template e adicionar códigos extras pode ser muito perigoso. Entenda!

Este post foi atualizado pela última vez há mais de 3 meses.

Embora o WordPress ofereça de forma nativa um editor de arquivos do tema para que qualquer administrador possa realizar alterações de acordo com as suas necessidades, é importante salientar que ao usar esta ferramenta você corre sério risco de “quebrar” o layout ou template do seu site ou loja virtual.

Como diz o ditado… O editor de arquivos do tema do WordPress é uma “mão na roda” para realizar ajustes de forma rápida, porém, todavia, entretanto, sem um backup você pode perder todas as informações contidas no arquivo que esteja editando com apenas um único clique.

Por que não usar o editor de arquivos do tema WordPress

Então, nossa dica é nunca usar o editor de arquivos do template do WP, sem ter um backup de segurança. Na verdade, nossa recomendação é que se faça qualquer tipo de alterações utilizando um site de testes, que é exatamente uma cópia idêntica do seu modelo, porém, em um ambiente totalmente controlado.

Por que não posso editar meu template direto no WordPress

Nada te impede de editar o seu layout diretamente no editor de arquivos do WordPress.

Em muitos casos a ferramenta realmente é muito eficiente no que ela se propõe para o usuário, mas em outras situações, ao clicar no botão Salvar você pode corromper sem querer o arquivo e ele ser salvo sem nenhuma informação dentro.

Por exemplo, o header.php, por ser um arquivo onde vários códigos externos são inseridos, talvez seja o campeão de problemas e erros quando é editado diretamente dentro do editor do WP.

Então, se você precisa inserir manualmente um código que fique entre as tags <head></head> fique muito atento!

Outro arquivo que também gera muita dor de cabeça para os usuários é o functions.php. Por ser considerado o coração do seu template WordPress, é neste arquivo que as principais funções e códigos ficam salvos.

Como editar o template WordPress do jeito certo

Se você não quer usar um site de testes e prefere usar o editor de arquivos do tema WordPress para fazer seus ajustes extras, a primeira coisa que você precisa ter em mente é na famosa Lei de Murphy: “Se algo pode dar errado, vai dar errado no pior momento possível“.

Tendo isto em mente, crie uma cópia de segurança dos arquivos do seu template WordPress e salve-os em um local seguro e de fácil acesso.

Desta forma, se algo der errado durante a sua edição, você poderá reestabelecer a normalidade em poucos segundos, bastando copiar e colar o código do backup no arquivo corrompido.

Resumindo

Algumas pessoas, por não terem tanto conhecimento técnico, preferem inserir códigos ou fazer ajustes diretamente no editor de arquivos do template WordPress. E em muitos casos funciona perfeitamente! Mas uma hora a conta chega e o caos é instalado.

Evite deixar o seu site ou loja virtual offline por causa de imprudência na hora de editar arquivos do layout WordPress. Realize pelo menos um backup de todos os seus arquivos antes de se aventurar.

Fica a dica!


Foto: David Pupăză via Unsplash.

Quero ser cliente da PortoFácil! Entre em contato

Leia também

Textos que têm a ver com este assunto:
TUTORIAL: como resolver erros e problemas no WordPress

Tutorial de como resolver os principais erros e problemas relacionados ao WordPress. Confira nosso passo a passo detalhado de soluções!

Novidades do WordPress 6.7.1

Conheça todas as novidades do WordPress, incluindo melhorias e aprimoramentos em segurança, desempenho e acessibilidade.

Como remover vírus, malware e problemas de site com phishing

Tutorial completo que ensina, passo a passo, como remover vírus, malware e phishing em sites e blogs WordPress com segurança.