Segurança, acessibilidade e desempenho são os três principais pilares que formam o WordPress, o gerenciador de conteúdo mais popular e completo de toda a internet.
Além de vários outros recursos e novidades disponíveis, a nova versão do WP sempre traz aprimoramentos, melhorias significativas e muitas correções de bugs.

Seções desta página
WordPress 6.7.1
Nesta primeira versão secundária, o WordPress 6.7.1 chega para corrigir 16 bugs relacionados com o Core e com o novo Editor de Blocos.
Vale ressaltar que esta é uma versão de lançamento de ciclo curto cujo foco é exclusivo para corrigir falhas e erros. Mas mesmo assim nossa recomendação é que você atualize imediatamente todos os seus sites para evitar dor de cabeça no futuro.
WordPress 6.7
A nova versão do WordPress 6.7 “Rollins” chega oferecendo muito mais flexibilidade para o gerenciamento eficaz de design para qualquer tipo de blog, site ou loja virtual.
Nesta nova versão você tem o poder de controlar toda a tipografia de uma forma mais intuitiva, principalmente devido às novas ferramentas para gestão de fontes e a funcionalidade “Visão Ampla” que permite a organização de um template em um panorama geral.
Dentre as principais novidades do WordPress 6.7, estão:
- Lançamento oficial do tema Twenty Twenty-Five onde o foco está totalmente no design, que está ainda mais fácil de ser usado e personalizado, o que incluem várias opções de estilos, cores e padrões de blocos.
- Com a funcionalidade “Visão Ampla” é possível editar um site de uma forma global, organizando e gerenciando seções inteiras de conteúdo de uma maneira super prática e intuitiva.
- Novos blocos e campos personalizados onde é possível criar novos conteúdos cada vez mais dinâmicos, diretamente no Editor de Blocos que você já conhece.
- Gestão de tipografia agora permite personalizar e criar tamanhos variados de fontes com mais fluidez e praticidade.
- A nova versão do WordPress está com o carregamento ainda mais rápido de padrões e um suporte mais aprimorado ao PHP 8.x, otimizando diretamente a visualização de dados.
- Foram realizadas 65 melhorias significantes para transformar o WordPress ainda mais acessível para todos.
WordPress 6.6.2
Esta versão secundária do WordPress 6.6.2 chegou para todos os editores com 15 correções de bugs localizados no Core, além de 11 correções referentes ao Editor de Blocos, incluindo alguns problemas relacionados com as mudanças inesperadas de estilos CSS em alguns templates.
E mesmo que esta nova versão seja considerada de ciclo curto, recomendamos que você execute a atualização de todos os sites, blogs e lojas virtuais o quanto antes.
WordPress 6.6.1
A primeira versão secundária do WordPress 6.6.1 apresenta a correção para 7 bugs relacionados ao Core e outras 9 correções de bugs referentes ao Editor de Blocos.
Embora esta versão do WordPress seja de ciclo curto, recomendamos veementemente que você atualize todo o seu ecossistema justamente pelas correções envolverem bugs no Core.
WordPress 6.6
Chegou o WordPress 6.6 “Dorsey” com a premissa de construir uma web cada vez melhor, trazendo mais estilo, elegância e, também, um conjunto de novas possibilidades criativas para a sua experiência na construção de sites, blogs e lojas virtuais.
Esta nova versa tem como objetivo ajudar os editores a produzir mais conteúdo com mais facilidade, graças às ferramentas aprimoradas disponíveis, proporcionando um poder sem precedentes, incluindo novas maneiras e ferramentas capazes de criar elementos de design coerentes e bonitos.
Dentre as principais características do WordPress 6.6, estão:
- Atualização automática de plugins com possibilidade de reversão, caso aconteça algo de errado, aumentando o nível de segurança do seu site.
- Fluxo de trabalho simplificado com um novo layout de páginas no Editor de Site.
- Personalização de conteúdo com padrões sincronizados, mantendo um estilo consistente entre cada instância.
- Desempenho aprimorado, incluindo atualizações importantes, como a remoção de chamadas
WP_Theme_JSON
redundantes, desativação de carregamentos automáticos e eliminação de dependências desnecessárias. - Possibilidade de adicionar mais opções de design para o Editor de Blocos, podendo criar paletas de cores e conjuntos de fontes, multiplicando as variações visuais.
- Quase 60 correções e melhorias de acessibilidade, que se concentram diretamente nos aspectos fundamentais sobre a experiência do usuário WordPress.
WordPress 6.5.5
Esta nova versão de atualização secundária do WordPress 6.5.5 apresenta três correções relacionadas com a segurança interna e outras três correções de falhas encontradas no Core.
E, por se tratar de uma versão que envolve atualização de segurança do WP, recomendamos que todos os sites sejam atualizados o mais rápido possível.
WordPress 6.5.4
A nova atualização de segurança e manutenção do WordPress 6.5.4 chega para todo o seu ecossistema com a correção direta de 5 bugs que estavam interferindo diretamente em alguns setores críticos do Core.
Mesmo sendo uma versão de manutenção curta, nossa recomendação é a atualização de todos os sites, blogs e lojas virtuais que utilizam o WordPress.
WordPress 6.5.3
A versão de manutenção do WordPress 6.5.3 foi lançada para corrigir 12 bugs encontrados em seu Core e outras 9 correções de falhas localizadas no Editor de Blocos.
Embora seja uma versão secundária, nossa recomendação é que se faça a atualização imediata do seu site, blog ou loja virtual com Woocommerce para que todas as falhas sejam corrigidas, evitando consequências futuras.
WordPress 6.5.2
Devido a problemas internos, a versão do WP 6.5.1 não foi lançada e, por isso, o WordPress 6.5.2 é a primeira versão de manutenção e de segurança liberada.
Nesta opção foram corrigidos dois bugs encontrados no Core do WP, uma correção de segurança interna e outras 12 correções de bugs encontradas no Editor de Blocos.
Vale lembrar que, por ser uma versão que envolve correções de falhas e segurança, recomenda-se que todos os editores façam suas respectivas atualizações internas imediatamente.
WordPress 6.5
Chegou o WordPress 6.5 “Regina” cuja dinâmica e versatilidade vão além do esperado.
Nesta nova versão é possível ajustar e aprimorar toda uma experiência na criação de um site, deixando-o cada vez mais próximo da sua necessidade. Por exemplo, com o WordPress 6.5 é possível gerenciar e/ou revisar várias partes de um template sem interferir no desempenho do Core.
Esta nova versão também traz ferramentas exclusivas para desenvolvedores e programadores web que utilizam o Editor de Blocos para criar novas experiências para o usuário final, através de um nova API de interatividade capaz de revolucionar conexões dinâmicas entre blocos e campos personalizados.
Além disso, o WP 6.5 conta com várias atualizações e melhorias relacionadas com desempenho e segurança.
WordPress 6.4.3
Nesta versão de manutenção do WordPress 6.4.3 foram corrigidos ao todo 5 bugs no Core, 16 bugs do Editor de Blocos, além de duas correções de segurança.
Assim como todas as versões que envolvem correções de falhas e segurança, nossa recomendação é fazer a atualização do seu WordPress o mais rápido possível.
WordPress 6.4.2
A versão secundária do WordPress 6.4.2 chega com a correção de 7 bugs em seu core, o que inclui a correção para o problema que fazia as folhas de estilos CSS e os templates retornarem resultados incorretos.
Além disso, esta nova versão do WP apresenta uma correção de segurança e, por isso, nossa recomendação é efetuar a atualização do seu gerenciador de conteúdo o mais rápido possível.
WordPress 6.4.1
Versão de manutenção do WordPress 6.4.1 chega de forma automática para corrigir 4 falhas e bugs. Vale lembrar que nossa recomendação é sempre manter o WP atualizado, pois assim poderá contar com uma segurança maior, evitando exposições desnecessárias.
WordPress 6.4
O WordPress 6.4 “Shirley” mantem a premissa de que a cada nova versão sua liberdade criativa é fortalecida, com novos recursos e atualizações voltados para a melhoria da experiência de edição do usuário. Seja no design ou layout, seja na criação de ideias, a sua jornada usando o WP estará sempre em elevação.
Dentre as principais características desta nova versão, estão:
- Opção que ativa a funcionalidade lightbox com imagens interativas em tela cheia através de um único clique. Este recurso pode ser aplicado de forma global ou apenas local, personalizando completamente a experiência de visualização.
- Block Hooks é uma nova ferramenta que permite que os plugins possam inserir blocos de forma automática dentro de outros blocos, tornando seu trabalho mais simples e sofisticado.
- Opção que permite renomear e customizar os blocos de grupos, ajudando a diferenciar cada parte do seu conteúdo de uma forma mais simples.
- Com a nova galeria de mídia é possível visualizar imagens em formato de lista, o que facilita diretamente a localização dentro do seu conteúdo.
- Possibilidade de organizar padrões sincronizados e não sincronizados em categorias, com filtragem avançada e intuitiva.
- Se você precisa usar seus padrões em outros sites, agora basta importar e exportar as configurações em arquivos JSON e pronto!
- Inclusão de novos atalhos de teclado, mesclagem de listas e controle aprimorado sobre as configurações, com uma barra de ferramentas renovada e coesa para os blocos de navegação.
- Inclusão de várias ferramentas de design para potencializar sua visão criativa, com novas imagens de fundo, proporções de aspecto de espaço ajustado e reservado, sem a necessidade de utilizar uma folha de estilos CSS personalizada.
- O WP 6.4 também chega com mais de 100 atualizações de desempenho e várias melhorias de acessibilidade.
WordPress 6.3.2
A versão de ciclo curto do WordPress 6.3.2 apresenta correções de bugs e falhas de segurança diversas. Dentre as atualizações estão:
- 19 bugs corrigidos no Core;
- 22 bugs corrigidos no Editor de Blocos;
- 8 bugs de segurança corrigidos.
Por ser uma versão que envolve falhas de segurança, nossa recomendação é que você faça a atualização do seu ecossistema o mais rápido possível.
WordPress 6.3.1
Versão secundária e de manutenção do WordPress 6.3.1 chega para corrigir algumas falhas e bugs de segurança, tanto no Core tanto no editor de blocos do WordPress.
Recomendamos que você faça a atualização desta nova versão do WP o mais rápido possível, assim manterá a alta segurança, evitando deixar seu site ou loja virtual exposta
WordPress 6.3
A nova versão do WordPress 6.3, batizada de “Lionel“, traz novas experiências para os usuários, além de muitas atualizações importantes que turbinam ainda mais o gerenciador de conteúdo mais popular e poderoso do universo.
Dentre as principais novidades do WP 6.3 estão:
- O editor de sites ganhou poderes extras que agora permitem a inclusão e edição de páginas, templates e até conteúdo.
- O editor de blocos oferece opção para incluir blocos de detalhes e até mesmo notas de rodapé. Outra grande novidade é o espaçamento dos blocos que agora possui definições ajustáveis.
- Com o “sync patterns” é possível criar, organizar e sincronizar padrões de blocos para poder usá-los de forma reutilizável em outras instâncias.
- Com relação a usabilidade e acessibilidade, várias melhorias e funcionalidades foram adicionadas e/ou aprimoradas, incluindo a navegação otimizada por teclas, tornando a experiência do usuário final cada vez mais fácil e objetiva.
- Sobre o desempenho, foram mais de 170 atualizações extras visando melhorar o core, o que inclui melhorias paras as novas versões do PHP, suporte a fetchpriority para o carregamento de imagens e suporte melhorado para o WP Scripts API.
WordPress 6.2.2
Uma versão secundária 6.2.2 corrige 1 bug e um problema de segurança. E como esta é uma versão que corrige estes tipos de problemas, nossa recomendação é que você atualize imediatamente todos os seus sites e blogs WordPress.
Vale ressaltar que o WordPress 6.2.2 é uma resposta rápida para resolver problemas de segurança e vulnerabilidades da versão 6.2.1.
WordPress 6.2.1
Versão de manutenção e segurança do WordPress 6.2.1 já está disponível para atualização, incluindo correções de segurança para 20 bugs de core e 10 bugs do editor de blocos.
Recomendamos que você execute a atualização o mais rápido possível, visto que este é um update de segurança e correções de bugs e falhas que podem deixar seu site ou blog exposto.
WordPress 6.2
A nova versão do WordPress, batizada de Dolphy, chega com a premissa de reinventar a experiência de edição de sites e blogs que usam a plataforma. Dentre as principais melhorias, estão:
- Editor de sites e blogs totalmente reinventado, visando uma melhor produtividade por parte do criador de conteúdo e maior conforto para o usuário final;
- Gerenciamento de menus e blocos de navegação aprimorado, com opção para reordenar e remover itens do menu de uma forma mais prática e rápida;
- Acesso mais rápido para a inserção de blocos de conteúdo variados, incluindo opção para encontrar determinados padrões de exibição mais rapidamente;
- Melhorias na barra de configurações de cada bloco, incluindo guias para configurações e novos estilos;
- Aprimoramento do modo sem distrações, visando aumentar sua produção em momentos que você precisa de foco e objetividade;
- Melhorias para os estilos CSS personalizados, incluindo novas ferramentas de design e customização;
- Aprimoramento do uso de webfonts tais como as fontes do Google.
WordPress 6.1.1
Versão de manutenção e segurança do WordPress 6.1.1 já está disponível para atualização. Esta nova versão apresentou a correção de 29 bugs de core e 21 bugs do editor de blocos.
Dentre as principais bugs, estavam:
- Criação de modelos de taxonomia específicas eram exibidas “não encontrada” de forma incorreta;
- As cores para variação do plano de fundo em theme.json eram ignoradas;
- Por causa de um erro de banco de dados, era gerado um erro fatal quando traduções eram carregadas antecipadamente.
WordPress 6.1
A nova versão do WordPress, batizada de Misha, chega com muitos recursos novos e muito aguardados. Dentre os principais estão:
- Conversão de forma automática de imagens em formato webp sem a necessidade da utilização de plugins externos;
- Ampliação do Site Builder que vão permitir que blocos estejam disponíveis em mais lugares do layout, aumentando os tipos de modelos do editor do site, além de disponibilizar novos padrões de criação em vários tipos de posts;
- Suporte avançado para a Fluid Tipografia, que faz uso das funções
clamp
ecalc
do CSS para adaptar o tamanho de um texto à largura do viewport, com escalonamentos suaves; - Melhorias e novos recursos no editor de blocos, tais como melhorias na barra lateral de configurações, visualização de padding e margem, atualizações no layout e design de publicação;
- Suporte melhorado a vários tipos de blocos, incluindo: controle de bordas, melhorias em blocos de comentários, ajustes de espaçamentos horizontais e verticais, controle para blocos de consultas, etc;
- Suporte para preferências e estilos de botões nos
theme.json
, novo elemento de botões em estilos globais e novas preferências Persistence API, estes últimos voltados para desenvolvedores.
WordPress 6.0
A nova versão do WordPress, batizada de Arturo, chega com quase 1.000 (mil) aprimoramentos, melhorias e correções de segurança.
O principal objetivo desta atualização é tornar a experiência de criação e desenvolvimento de sites ainda mais intuitiva. Confira a seguir as principais novidades do WP 6.0:
- Maior e melhor experiência de escrita para o publisher, incluindo vários novos atalhos para aumentar o rendimento do usuário na hora da criação de conteúdo;
- A partir desta nova versão, todos os templates baseados em blocos permitem a variação de estilos e customizações internas;
- Além disso, foram adicionados cinco novas opções de layouts, incluindo templates específicos para autores, categorias, taxonomias, tags e data;
- Ferramentas de design poderosas e intuitivas foram adicionadas à plataforma, tudo para facilitar a criação de conteúdo por parte do usuário;
- A visualização das listas foram melhoradas significativamente, incluindo alguns atalhos interessantes que agora permitem selecionar, modificar e expandir os blocos;
- No WordPress 6.0 agora é permitido realizar o bloqueio dos blocos, reduzindo consideravelmente as chances de quebras no layout, por exemplo;
- Uma enorme variedade de áreas relacionadas ao desempenho foram adicionadas e aprimoradas, incluindo a diminuição do tempo de carregamento de páginas e redução do tempo de execução de consultas, entre várias outras;
- Mais de 50 melhorias e atualizações que envolvem acessibilidade, promovendo cada vez mais a inclusão;
- Por fim, mas não menos importante, foram implementados centenas de correções de bugs e falhas de segurança, deixando o nosso WordPress ainda mais seguro!
WordPress 5.9
A nova versão do WordPress, batizada de Josephine, chega com melhorias e atualizações significativas. Confira abaixo as principais novidades:
- Os “Block Themes” chegam para mudar completamente a forma de construir sites e blogs. Com o WordPress FSE (Full Site Editor) é possível personalizar completamente um template sem usar nenhuma linha de código-fonte para isso. Obviamente, este recurso só está disponível para layouts que já possuem o recurso habilitado.
- Foram liberados novos blocos que podem ser usados tanto na customização de um tema quanto no “Editor de Blocos” de um artigo ou página interna;
- O Editor de Blocos ganhou novos controles e navegabilidade aprimorada, como ajustes de tipografia, fontes, design, margem, espaçamento, etc. Isso inclui a possibilidade de realizar alterações de estilos CSS de qualquer elemento, sem a necessidade de criar ou editar um código personalizado.
- O “Bloco de Galeria” foi renovado e agora permite a escolha de estilos CSS diferentes entre as imagens de forma individual.
- Os templates mais recentes, que já possuem suporte ao “Editor de Blocos”, não têm mais acesso ao gerenciador de menu antigo. Contudo, basta usar o novo bloco de navegação para adicionar e editar seus links normalmente.
- Se você possui vários idiomas instalados em seu site ou blog WP, agora é possível selecionar na tela de login qual é o seu idioma preferido.
- Como já é de costume, o WordPress 5.9 chega com o novo tema padrão “Twenty Twenty-Two” que oferece um visual completamente limpo, minimalista e com todas as novas funções habilitadas.
- Por fim, mas não menos importante, estão as melhorias de desempenho do WP 5.9 que traz muitas modificações a nível de desenvolvimento, ou seja, que podem ser exploradas por programadores web capacitados.
WordPress 5.8.1
Versão de manutenção e segurança do WordPress 5.8.1 já está disponível para atualização e apresenta cerca de 60 correções, incluindo bugs e falhas de segurança. Dentre as principais atualizações estão:
- Correção de vulnerabilidade de exposição de dados na API REST;
- Correção de vulnerabilidade de XSS e problema de escalonamento de privilégios, ambos relacionados ao editor de blocos do WP;
- Atualização da biblioteca Lodash para incorporar correções de segurança do tipo upstream.
Considerada como uma versão de ciclo curto, ou seja, apenas para manutenção e correções de bugs e falhas, a atualização para o WordPress 5.8.1 é altamente recomendada para todos.
WordPress 5.8
Chegou o WordPress 5.8 “Tatum” em homenagem ao lendário pianista Art Tatum. E dentre as suas grandes novidades estão:
- Gerenciamento de widgets com blocos, ou seja, agora é possível editar, adicionar e personalizar blocos em áreas de widgets;
- Com a chegada do Query Loop Block é possível mostrar postagens baseadas em parâmetros específicos, como por exemplo: loop em PHP sem código, exibindo de forma simples uma página repleta de informações, como se fosse uma lista de publicações com o design e/ou layout que desejar;
- Opção para editar ou ativar temas ao redor das suas publicações usando o bloco familiar. São mais de 20 opções de novos blocos e temas disponíveis e compatíveis;
- Possibilidade de ter uma visão geral de toda a estrutura da sua página através de uma lista contendo todos os blocos disponíveis em seu conteúdo, ou seja, dentro de uma determinada publicação. Assim você pode navegar entre os tópicos de uma forma mais rápida;
- Com a ferramenta Pattern Transformations os editores receberão sugestões de novos modelos de blocos de acordo com os blocos que estiverem usando durante a edição do conteúdo;
- Com o filtro Duotone será possível personalizar e colorir as imagens publicadas, oferecendo ao produtor de conteúdo uma opção a mais para o design final. A ferramenta está disponível tanto paras imagens tanto para vídeos que estejam em bloco de capa;
- Para os desenvolvedores, temos agora uma introdução ao Global Styles e ao Global Settings APIs. Com elas será possível controlar as configurações do editor, além de ferramentas de personalização disponíveis usando um arquivo do tipo
theme.json
; - Adicionado suporte para o WebP, formato de imagem moderno que fornece compactação extrema sem nenhum tipo de perda de qualidade, oferecendo um carregamento de página bem mais rápido;
- Suporte para o Internet Explorer 11 foi abandonado.
WordPress 5.7.2
Uma vulnerabilidade crítica é corrigida com a chegada da versão de manutenção do WordPress 5.7.2.
Esta falha de segurança permitia a injeção de um objeto especificamente no PHPMailer
que, quando utilizada, liberava a execução de vários tipos de ataques maliciosos e invasões.
Esta vulnerabilidade afeta todas as versões do WP entre 3.7 e 5.7 e a única solução para esta falha é realizar a atualização do WP para a versão 5.7.2 imediatamente.
WordPress 5.7
Com o WordPress 5.7 “Esperanza” é possível perceber que o ambiente de trabalho está levemente renovado. Inclusive, com o novo editor conseguimos realizar procedimentos e ajustes em lugares que antes só era possível acessando diretamente o código-fonte. Sem contar a parte intuitiva do CMS que continua sendo melhorada incansavelmente a cada nova versão. Confira:
- Maior agilidade e praticidade na hora de mudar um site ou blog HTTP para HTTPS. Por exemplo, agora é possível realizar este procedimento com apenas um único clique, com a alteração sendo feita diretamente no banco de dados;
- Com o novo editor é possível realizar o ajuste para o tamanho das fontes em vários outros locais;
- Os blocos reutilizáveis estão com melhorias significativas e com maior estabilidade durante o uso;
- Agora o usuário tem liberdade quase total para o alinhamento da altura de um bloco específico;
- A funcionalidade que permite arrastar e soltar os blocos estão mais fáceis e intuitivos;
- Liberdade para alterar o tamanho de cada ícone dos blocos de ícones sociais;
- Permissão para personalizar o bloco de botões, ou seja, permitindo um layout vertical ou horizontal;
- Nova Robots API permite a filtragem de várias tags específicas para os robôs da SERP;
- Carregamento de iFrames com a funcionalidade “lazy loading” dentro das próprias tags do iFrame;
- A biblioteca jQuery agora está bem mais leve, mais limpa e bem menos intrusiva.
WordPress 5.6.1
Para bom entendedor, o WordPress 5.6.1 é uma versão de manutenção e atualização de ciclo curto que tem o objetivo de corrigir falhas e bugs apresentados pelo gerenciador de conteúdo, já visando o lançamento da próxima grande atualização, que será a versão 5.7.
Com esta versão de manutenção 5.6.1 do WordPress foram corrigidos cerca de 20 tipos de falhas e bugs, incluindo alguns problemas relacionados ao editor de blocos nos quais foram relatados por vários usuários.
WordPress 5.6
Confira abaixo todas as novidades, melhorias e aprimoramentos da nova versão do WP.
Editor de blocos
Com esta nova versão, a equipe de desenvolvimento do WordPress conseguiu mesclar as várias versões do Gutenberg ao núcleo, incluindo melhorias significativas nos blocos, incluindo:
- Padrões de blocos integrados que permitem ajustar layouts e templates complexos com mais facilidade;
- Opção para transformar vários blocos em colunas;
- Papel de parede individual para cada bloco;
- Melhoria no controle de tamanho e dimensão de uma imagem que foi adicionada à biblioteca de mídia e, também, ao bloco de texto;
- Controle de posicionamento de vídeos em Cover Block;
- Suporte para adicionar legendas aos vídeos;
- Renderização de determinado elemento ou objeto usando a nova versão da API Block;
- Novas melhorias e novos recursos para desenvolvedores de blocos com a API Block Support.
Atualização automática
Com o objetivo de aumentar a segurança de um site, blog ou e-commerce com base em WordPress, as atualizações automáticas são consideradas um dos principais recursos nos dias atuais. Facilitando aos donos e administradores de sites a ativação manual dessas atualizações para os lançamentos futuros.
Entretanto, vale ressaltar que, para as instalações que já existem, o comportamento vai permanecer o mesmo, ou seja, mantendo as atualizações secundárias de forma padrão. Mas para as novas instalações, este tipo de comportamento tende a mudar, inclusive com a opção de escolher atualizações secundárias por padrão, além de ativar, também, atualizações principais por padrão.
Trocando em miúdos, a partir do WordPress 5.6 é possível ativar atualizações automáticas para as principais versões do núcleo. E, com esta opção habilitada, é possível alternar para atualizações automáticas apenas para as novas versões de segurança e manutenção.
Segurança e saúde melhorada do site
Além de todos os recursos acima, o WordPress 5.6 oferece um modelo aprimorado para validação de dados de verificação de integridade local, permitindo verificar a existência de problemas relacionados à saúde e segurança do site em questão. Esta mesma ferramenta também oferece verificações assíncronas via REST Endpoint, em busca de melhorias na segurança geral do site.
Senhas de aplicativos com autenticação REST API
Estas senhas de aplicativos permitem realizar solicitações autenticadas a várias API’s do WordPress. Possuem 24 caracteres e podem ser geradas na tela de perfil do usuário.
Com este esquema será possível realizar a autenticação dentro do WordPress de vários aplicativos externos e de terceiros de forma mais segura e estável, pois estas senhas fornecem uma infraestrutura muito mais sólida e segura.
Suporte melhorado para o PHP 8.0
Com a chegada do PHP 8.0 e seus novos e revolucionários recursos, se tornou mais que recomendado a nova versão do WordPress oferecer suporte inicial para esta linguagem de programação.
O objetivo é começar a preparar terreno para que todo o ecossistema WP seja compatível com o PHP 8 muito em breve.
Template padrão Twenty Twenty-One
Seguindo a linha de sucessão, o WordPress traz nesta nova atualização o novo layout minimalista Twenty Twenty-One. Este novo template, além de ser completamente otimizado para o uso dos blocos, também faz uso várias fontes do sistema e, em sua nova versão, oferece uma enorme paleta de cores com base em tons pasteis.
WordPress 5.4
Com o WordPress 5.4 é possível trabalhar de forma mais intuitiva, rápida e específica. Com processos mais eficientes e maior velocidade em todos os cantos da plataforma. Por exemplo:
- Os blocos estão mais simples que o habitual, abrindo caminho para uma customização ainda mais objetiva;
- Agora é possível adicionar botões e ícones sociais de forma interativa, tudo através dos blocos;
- Além disso, também é possível aumentar a velocidade de adição e edição das mídias em cada bloco específico do WordPress;
- Também é possível trabalhar — ou brincar — com cores e gradientes específicos em cada bloco;
- A interface do usuário está ainda mais imersiva, intuitiva e limpa. Facilitando a geração de conteúdo;
- O editor de conteúdo está aproximadamente 14% mais ágil e, segundo os desenvolvedores, o tempo de digitação ficou no mínimo 50% mais rápido;
- Houve uma melhora significativa com relação ao nível de segurança e privacidade do WordPress, seguindo todas as normas regulatórias;
- Por fim, a nova versão também melhorou a aparência de várias ferramentas.
Foto: Markus Winkler via Pexels.