Schema: como configurar dados estruturados no WordPress

Entenda o que são marcações Schema (dados estruturados) e aprenda como configurar no WordPress para conseguir melhorar a otimização SEO.

Este post foi atualizado pela última vez há mais de 3 meses.

Dados estruturados, também conhecido como marcações Schema, são pequenas informações inseridas no código fonte de uma página web cujo objetivo é mostrar à SERP um pouco mais sobre o seu conteúdo.

Por exemplo, o Googlebot (robô indexador do Google), além de analisar todo o conteúdo publicado de uma página, também usa esses dados estruturados na hora de realizar seu rankeamento.

Inclusive, o Google só continua sua saga de construir uma Internet cada vez mais semântica, proporcionando mais fluidez e melhor experiência para o usuário final, graças à ajuda do Schema.

Por isso, quando tags do Schema são usadas nos seus sites e blogs WordPress, você está avisando ao Google que você também deseja compartilhar os dados estruturados na busca orgânica.

Schema: como configurar dados estruturados no WordPress

Tipos de dados estruturados ou marcações de Schema

Basicamente, as marcações de Schema são usadas para indicar especificamente: receitas, produtos, artigos, resenhas de livros, organizações, eventos, negócios gerais, avaliações, comentários, página de perguntas e respostas, ofertas de emprego, aplicativos, restaurantes, entre vários outros.

Rich Snippets ou Rich Results

É a famosa classificação por estrelinhas que aparecem abaixo da URL na página de pesquisa. Este tipo de marcação ajuda diretamente na otimização SEO, permitindo que a SERP mostre a classificação média de uma determinada página, melhorando sua taxa de cliques e aumentando o número de acessos.

Breadcrumbs

Tipo de navegação estrutural cujo objetivo é ajudar na localização de uma página dentro do site num todo. Por exemplo, em qual categoria ou sessão essa página se encontra. Este tipo de dado estruturado é muito recomendado para ajudar o visitante a se localizar dentro do site.

Creative Works

São marcações relacionadas com filmes e séries de TV, incluindo detalhes específicos sobre sua classificação, gênero e nota do público.

Perfis sociais

As redes sociais há muito tempo também têm sido usados frequentemente como dados estruturados, ajudando a SERP na vinculação de um site com uma página no Facebook, Twitter, Instagram, etc.

Dados básicos

São informações gerais sobre o site, tal como nome da empresa, do responsável, ou da página a ser usada para pesquisa interna, entre outros.

Formatos de Schema e dados estruturados

Para que uma página esteja habilitada com dados estruturados, existem três formatos disponíveis: JSON-LD, RDFa e Microdata. Para bom entendedor, estes três formatos são códigos diretos que devem ser adicionados à sua página HTML para que o Schema seja ativado

JSON-LD (Javascript Object Notation for Linked Objects)

Permite a implementação dos metadados Schema adicionando os códigos diretamente entre as tags <head> ou <body> através de atributos @type e @context.

Sem contar que, dentre os citados, o JSON-LD é o formato mais popular e recomendado justamente por ser o mais difundido em toda a grande rede.

RDFa (Estrutura Descritiva de Recursos em Atributos)

Permite a utilização das tags about, content, datatype, href, rel, resource, rev, src e typeof.

Microdata ou Microdados

Embora seja semelhante ao RDFa, suas tags incluem: itemid, itemprop, itemref, itemscope e itemtype.

Geradores de marcações Schema

Nesse caso, existem vários métodos e plugins para WordPress que podem te ajudar na geração de marcações Schema, contudo, dentre todos, recomendamos os seguintes:

Yoast SEO Search Appearance

O plugin de SEO mais usado em sites WordPress tem uma opção exclusiva para marcação de schema. Para utilizá-la basta navegar até Search Appearance.

Shema for Article

Plugin que ajuda na geração de Rich Snippets na SERP sem a necessidade de configurar nada. Este é um plugin bem simples, mas muito eficaz.

Google’s Structured Data Markup Helper

Assistente do Google que permite criar, de forma interativa, um código JSON-LD. Você escolhe o tipo de dado que deseja compartilhar para que um código seja gerado em seguida. A partir daí é só colar o código dentro de sua página web.

Microdata Generator

Embora seja uma ferramenta simples, é muito utilizada para criar códigos para empresas locais, o que inclui: preços médios, ranking, avaliações dos clientes, etc.

JSON-LD Schema Generator for SEO

Mais uma ferramenta que gera magicamente um código JSON-LD para que seja colado dentro de uma página web. Bastando que o editor informe qual é o tipo de dados estruturados ele deseja compartilhar.

Validação dos dados estruturados e marcações Schema

Vale ressaltar que é importante fazer uma validação dos dados adicionados imediatamente após realizar um dos procedimentos acima. Para isso, indicamos que realize todos os testes usando a ferramenta Schema Markup Validator oferecida pelo próprio Google.

Conclusão

As marcações Schema ou dados estruturados estão cada vez mais difundidas nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisas.

E se você precisa que o SEO do seu site tenha mais chances de aparecer no topo da busca orgânica, não perca esta oportunidade de ativar esta opção dentro do seu conteúdo.

Fica a dica!


Foto: Alvaro Reyes via Unsplash.

Quero ser cliente da PortoFácil! Entre em contato

Leia também

Textos que têm a ver com este assunto:
TUTORIAL: como resolver erros e problemas no WordPress

Tutorial de como resolver os principais erros e problemas relacionados ao WordPress. Confira nosso passo a passo detalhado de soluções!

Novidades do WordPress 6.7.1

Conheça todas as novidades do WordPress, incluindo melhorias e aprimoramentos em segurança, desempenho e acessibilidade.

Guia SEO: Manual completo e definitivo sobre otimização de sites

Tutorial com as melhores práticas SEO, incluindo as principais ferramentas e os itens essenciais para alcançar o topo da busca orgânica.