Dados estruturados, também conhecido como marcações Schema, são pequenas informações inseridas no código fonte de uma página web cujo objetivo é mostrar à SERP um pouco mais sobre o seu conteúdo.
Por exemplo, o Googlebot (robô indexador do Google), além de analisar todo o conteúdo publicado de uma página, também usa esses dados estruturados na hora de realizar seu rankeamento.
Inclusive, o Google só continua sua saga de construir uma Internet cada vez mais semântica, proporcionando mais fluidez e melhor experiência para o usuário final, graças à ajuda do Schema.
Por isso, quando tags do Schema são usadas nos seus sites e blogs WordPress, você está avisando ao Google que você também deseja compartilhar os dados estruturados na busca orgânica.

Seções desta página
Tipos de dados estruturados ou marcações de Schema
Basicamente, as marcações de Schema são usadas para indicar especificamente: receitas, produtos, artigos, resenhas de livros, organizações, eventos, negócios gerais, avaliações, comentários, página de perguntas e respostas, ofertas de emprego, aplicativos, restaurantes, entre vários outros.
Rich Snippets ou Rich Results
É a famosa classificação por estrelinhas que aparecem abaixo da URL na página de pesquisa. Este tipo de marcação ajuda diretamente na otimização SEO, permitindo que a SERP mostre a classificação média de uma determinada página, melhorando sua taxa de cliques e aumentando o número de acessos.
Breadcrumbs
Tipo de navegação estrutural cujo objetivo é ajudar na localização de uma página dentro do site num todo. Por exemplo, em qual categoria ou sessão essa página se encontra. Este tipo de dado estruturado é muito recomendado para ajudar o visitante a se localizar dentro do site.
Creative Works
São marcações relacionadas com filmes e séries de TV, incluindo detalhes específicos sobre sua classificação, gênero e nota do público.
Perfis sociais
As redes sociais há muito tempo também têm sido usados frequentemente como dados estruturados, ajudando a SERP na vinculação de um site com uma página no Facebook, Twitter, Instagram, etc.
Dados básicos
São informações gerais sobre o site, tal como nome da empresa, do responsável, ou da página a ser usada para pesquisa interna, entre outros.
Formatos de Schema e dados estruturados
Para que uma página esteja habilitada com dados estruturados, existem três formatos disponíveis: JSON-LD, RDFa e Microdata. Para bom entendedor, estes três formatos são códigos diretos que devem ser adicionados à sua página HTML para que o Schema seja ativado
JSON-LD (Javascript Object Notation for Linked Objects)
Permite a implementação dos metadados Schema adicionando os códigos diretamente entre as tags <head>
ou <body>
através de atributos @type
e @context
.
Sem contar que, dentre os citados, o JSON-LD é o formato mais popular e recomendado justamente por ser o mais difundido em toda a grande rede.
RDFa (Estrutura Descritiva de Recursos em Atributos)
Permite a utilização das tags about, content, datatype, href, rel, resource, rev, src e typeof
.
Microdata ou Microdados
Embora seja semelhante ao RDFa, suas tags incluem: itemid, itemprop, itemref, itemscope e itemtype
.
Geradores de marcações Schema
Nesse caso, existem vários métodos e plugins para WordPress que podem te ajudar na geração de marcações Schema, contudo, dentre todos, recomendamos os seguintes:
Yoast SEO Search Appearance
O plugin de SEO mais usado em sites WordPress tem uma opção exclusiva para marcação de schema. Para utilizá-la basta navegar até Search Appearance.
Shema for Article
Plugin que ajuda na geração de Rich Snippets na SERP sem a necessidade de configurar nada. Este é um plugin bem simples, mas muito eficaz.
Google’s Structured Data Markup Helper
Assistente do Google que permite criar, de forma interativa, um código JSON-LD. Você escolhe o tipo de dado que deseja compartilhar para que um código seja gerado em seguida. A partir daí é só colar o código dentro de sua página web.
Microdata Generator
Embora seja uma ferramenta simples, é muito utilizada para criar códigos para empresas locais, o que inclui: preços médios, ranking, avaliações dos clientes, etc.
JSON-LD Schema Generator for SEO
Mais uma ferramenta que gera magicamente um código JSON-LD para que seja colado dentro de uma página web. Bastando que o editor informe qual é o tipo de dados estruturados ele deseja compartilhar.
Validação dos dados estruturados e marcações Schema
Vale ressaltar que é importante fazer uma validação dos dados adicionados imediatamente após realizar um dos procedimentos acima. Para isso, indicamos que realize todos os testes usando a ferramenta Schema Markup Validator oferecida pelo próprio Google.
Conclusão
As marcações Schema ou dados estruturados estão cada vez mais difundidas nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisas.
E se você precisa que o SEO do seu site tenha mais chances de aparecer no topo da busca orgânica, não perca esta oportunidade de ativar esta opção dentro do seu conteúdo.
Fica a dica!
Foto: Alvaro Reyes via Unsplash.