As redes sociais nunca substituirão os sites. Bom, começamos com o finado Orkut. Depois, vieram MySpace, Twitter, LinkedIn, Facebook. Também temos também o queridinho Instagram com milhões e milhões de usuários. Além de Pinterest, Reddit, Digg, Refind, YouTube, Vimeo, Flickr e tantas outras plataformas.

O que faz das redes sociais lugares pulsantes são as pessoas. E são também as pessoas que mantêm seu site — e os negócios — vivos.
O que faz das redes sociais o lugar? Contato com amigos, família e rede profissional, conversas que inspiram emoções. Seja para o bem e para o mal. As redes sociais, pode-se dizer, são o coração da Internet. O lugar onde as pessoas estão.
O que faz das redes sociais lugares pulsantes são as pessoas. E são também as pessoas que mantêm seu site — e os negócios — vivos.
Aqui na PortoFácil todos sabemos que são os sites que fazem a Internet e devem ser eles os fornecedores de conteúdo para redes sociais.
Seções desta página
As redes sociais e os sites
O centro da Internet, na verdade, é um conceito que não existe. Na raiz da concepção da rede está exatamente a descentralização. Ou seja, que permitiria o seu funcionamento em caso de catástrofe.
Quem esteve presente nos últimos anos já viu a rede “cair” ou “travar” por conta de ataques DDoS massivos que derrubaram alguns dos nós (CDNs ou serviços em nuvem) que são fundamentais, hoje, para o funcionamento da web. Mesmo assim, a grande maioria dos sites estava no ar, operando normalmente. Idem para a maioria das redes sociais.
Não há exclusão entre sites e redes sociais. Ou seja, eles funcionam juntos. Os sites fazem conteúdo, prestam serviços ou vendem produtos. Enquanto as redes sociais servem como ótimas plataformas para espalhar ao grande público a existência destes serviços, produtos e conteúdos.
Um erro estratégico cada vez mais comum e recorrente, entretanto, quando empresas entram para a esfera digital, é substituir um site pelas redes sociais. Sim, há muitos negócios funcionando só com perfis do Instagram e/ou páginas no Facebook, por exemplo.
Contudo, usar apenas redes sociais para o seu negócio é um erro tático, estratégico e pode lhe custar muito mais do que os milhares de dinheiros exigidos por um site profissional.
Redes Sociais: gratuitas até a página três
As redes sociais parecem gratuitas, mas não são e não podem ser. Elas se sustentam tanto pela coleta de dados de seus usuários quanto pela publicidade que as sustenta. Mais que isso: toda e qualquer rede social tem o seu Termo de Uso e Política de Privacidade, contratos raramente lidos.
As redes sociais parecem gratuitas, mas não são e não podem ser.
O serviço de qualquer rede social não é garantido, eterno ou gratuito. Sua página pode ser eliminada a qualquer tempo, mesmo que você siga todas as regras. Pior que isso é quando a rede social muda sua forma de operar e você fica com dificuldade de alcançar o seu público-alvo.
Por isso o seu site é tão valioso e importante para os negócios. É lá que seus clientes encontrarão os seus serviços, produtos e conteúdo com a sua marca registrada, sem nenhum intermediário. Também deve ser este o primeiro resultado da busca pela sua marca — não uma página em outro lugar, que você não controla.
Sim, um dos pontos mais importantes que ter um site dá a pessoas e empresas de serem donas de seu conteúdo e do seu funcionamento. Trocando em miúdos, em qualquer rede social isso não acontecerá.
Se voltarmos ao caso da página no Facebook como substituta do site: com qualquer mudança no algoritmo, os seus conteúdos ficam escondidos. O mesmo serve para o Instagram.
Ora seu alcance está maravilhoso, outrora pode simplesmente despencar, sem aviso prévio. E o que isso quer dizer? Bom, que ambos não existem para te promover e sim para dar lucro. E os seus posts promovidos são parte fundamental deste lucro. — Capitou a mensagem?
Criando uma estratégia
Uma estratégia para combinar seu site a redes sociais. Quando você entende como a Internet funciona e como o ambiente digital opera fica muito mais fácil criar uma estratégia mais inteligente e eficiente para ter o melhor benefício.
Sim, o mundo digital oferece infinitas possibilidades. Sim, a sociabilidade pode ser um ótimo caminho para o seu marketing. E sim, é fundamental planejar tudo antes de sair trocando uma solução ótima, sob o seu controle, por outra que eliminará toda a sua dependência.
Lembre disso antes de tomar qualquer atitude.