Os protocolos de rede ou de internet são ferramentas cujo o objetivo é controlar e facilitar determinados tipos de conexões e comunicações dentro das interwebs como, por exemplo, transferência de dados, envio e recebimento de mensagens, emails, proteção de dados, etc.

Seções desta página
O que são protocolos de rede
Basicamente, os protocolos de redes são um conjunto de regras e normas que fazem qualquer tipo de dispositivo, computador ou máquina se comunicar entre si. Trocando em miúdos, são esses protocolos os grandes responsáveis por toda a comunicação na internet.
Por exemplo, independente do tipo e da marca do dispositivo que o usuário esteja utilizando, se ele possui as especificações necessárias para “entender” a linguagem desses protocolos de internet, então este dispositivo poderá se comunicar com todos.
Camadas de aplicação dos protocolos de internet
Para uma melhor comunicação, os protocolos de internet são divididos com base no tipo — ou camada — de serviço que serão utilizados, por exemplo:
- WWW, HTTP, HTTPS, SMTP, sFTP, FTP e SSH fazem parte da camada de aplicação, onde os aplicativos usam para envio e recebimento de dados;
- TCP, UDP e SCTP fazem parte da camada de transporte de arquivos, onde esses arquivos são divididos em pequenos pacotes;
- IP (IPv4 e IPv6) fazem parte da camada de rede. É nesta camada que os arquivos que foram empacotados são direcionados entre o IP que envia e o IP que recebe os dados;
- Modem e Ethernet é a camada relacionada a estrutura física, que executa todo o envio e recebimento dos arquivos que transitam na grande rede.
Quais são os principais tipos de protocolos de rede e internet?
Protocolo IP
A partir do momento que um dispositivo possui um número de IP, este estará apto a enviar e receber dados de outro dispositivo. Este protocolo é o grande responsável pela identificação de um dispositivo, além do envio e recebimento dos pacotes de dados.
Protocolo TCP/IP
Sem dúvidas, desde os primórdios, este é o protocolo mais popular que existe, sendo o responsável direto para realizar a conexão entre duas máquinas que estejam em um mesmo tipo de rede. Por isso seu nome é TCP (Transmission Control Protocol), ou seja, Protocolo de Controle de Transmissão.
Protocolos HTTP e HTTPS
Graças ao HTTP (Hyper Text Transfer Protocol) que existe a possibilidade de navegação na internet. Este protocolo executa uma conexão direta entre servidor e cliente, ou seja, entre uma página da internet e um dispositivo que você possua em mãos e que esteja conectado na rede.
Enquanto o HTTP permite a conexão direta entre servidor web e cliente, o protocolo HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure), que possui um “S” a mais, chegou para garantir segurança entre esta conexão. Permitindo que, tanto o cliente e o servidor se comuniquem de forma segura, sem risco de sofrerem interceptações no meio desse processo.
Inclusive, nos dias atuais, um site ou blog que não possui a segurança do protocolo HTTPS está fadado ao fracasso, pois há algum tempo a preferência da SERP (Páginas de Resultados dos Mecanismos de Pesquisa) são, somente, por sites que utilizam o HTTPS.
Confira nosso guia completo sobre HTTPS e certificado SSL.
Protocolos SSL e TLS
SSL (Secure Socket Layer) faz parte da camada extra de segurança de um site ou blog na Internet, como é o caso do protocolo citado anteriormente, o HTTPS. Seu objetivo é realizar a proteção dos dados, certificando-se que não haverá interceptações entre a conexão site/cliente.
Da mesma forma que o SSL, o protocolo TLS (Transport Layer Security) oferece ainda mais privacidade dos dados entre os dispositivos conectados. Inclusive, tem sido muito utilizado na segurança e privacidade entre as comunicações de aplicativos de mensagens instantâneas, trocas de emails, VoIP, além da própria navegação web.
Leitura recomenda: Aprenda como Instalar Certificados SSL Gratuitos com a Mônica para Clientes
Protocolo DNS
DNS, ou Sistema de Nomes de Domínio, é o protocolo responsável para identificação entre um nome de site ou blog e seu respectivo IP no servidor. Quando um usuário digita o nome de um site no navegador, é o DNS que faz a conversão deste nome de domínio para o seu respectivo número IP.
Protocolos FTP e SFTP
Para quem ainda não conhece a sigla, FTP (File Transfer Protocol) significa Protocolo de Transferência de Arquivos, permitindo exclusivamente a troca de arquivos, ou seja, recebimento e envio de arquivos entre um cliente e um determinado servidor web.
Também para este tipo de função existe o SFTP (SSH File Transfer Protocol), que é a sua versão mais segura, com uma camada extra de segurança durante uma transferência.
Por exemplo, com o SFTP a troca de arquivos é feita utilizando o canal SSH (Secure Shell) que, por sua vez, é o responsável pela proteção dos dados durante a transferência de arquivos.
Leitura recomenda: Diferenças entre os protocolos FTP, FTPS e SFTP
Protocolo SSH
O protocolo SSH, ou Secure Shell, talvez seja o principal e mais usado protocolo de segurança para troca e transferência de arquivos entre um servidor web e um cliente.
Com este protocolo, o usuário possui todos o recursos disponíveis para transferência de dados e arquivos, mas com uma camada extra de segurança. Principalmente com a autenticação de uma chave pública, com login e senha, para dar sequência a todo o processo.
Leitura recomendada: Conheça a lista de comandos SSH para acesso remoto ao servidor.
Protocolo DHCP
O protocolo DHCP, ou Dynamic Host Configuration Protocol, que em tradução livre significa Protocolo de Configuração Dinâmica de Endereços de Rede tem a função de gerar um endereço IP para um dispositivo através de um servidor.
Existem três formas de configurar um protocolo DHCP, sendo (1) automática, onde o servidor atribui um IP automaticamente para o dispositivo conectado; (2) dinâmica, onde o dispositivo recebe um IP que só será utilizado enquanto ele estiver conectado; (3) manual, onde um dispositivo recebe um IP fixo, configurado manualmente junto com o MAC da placa de rede.
Protocolos POP, SMTP e IMAP
Chegamos aos protocolos exclusivos para envio e recebimento de emails. E, para que você envie e receba emails são necessários dois tipos de protocolos independentes.
Por exemplo, para enviar um email é necessário que o protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) esteja devidamente configurado. E, para receber um email, do protocolo POP (Post Office Protocol) ou do IMAP (Internet Message Access Protocol).
Leitura recomendada:
- Tutorial de como criar email com domínio próprio, personalizado e profissional
- Ajude o WordPress a entregar seus e-mails com suporte SMTP integrado
Resumindo
Embora todas essas siglas possam parecer confusas para pessoas comuns, que não trabalham nesse nicho, saiba que são graças a cada uma delas que todos nós temos acesso a esta infinidade de recursos que só a internet nos oferece.
Fica a dica!
Foto: Leon Seibert via Unsplash.