Acelere seu site desativando módulos do Jetpack

O Jetpack pode melhorar muito as funcionalidades de seu blog, mas também pode torná-lo muito lento. Aprenda e selecionar apenas o módulos que realmente importam para você.

O Jetpack, assim como Akismet (para combate ao spam de comentários), é um plugin praticamente “obrigatório” em qualquer blog WordPress. Sua miríade de funcionalidades evita a instalação de dezenas de plugins de terceiros em favor de um único plugin gigante de autoria da mesma empresa que mantém o próprio WP, o que é ótimo.

Porém, essas funcionalidades todas têm um impacto no site: ele pode ficar lento para caramba, normalmente nem tanto para os visitantes (que acessam versões em cache de todas as páginas), mas costumeiramente bem lento no painel do WordPress.

Existe um remédio para esta doença crônica do Jetpack: desativar todos os módulos que não estiverem em uso num blog específico. O problema é que não é nada óbvio encontrar a página das configurações onde se podem desativar os recursos desnecessários.

Configurações Ocultas do Jetpack

Para facilitar sua vida, é só seguir o roteiro abaixo para encontrar as configurações ocultas do Jetpack.

Painel, Jetpack, Configurações

Acessar as configurações é o primeiro passo, mas ainda será necessário cavar mais fundo.

Role a tela de configurações até o final e acesse “Depurar” (ou “Debug” se seu WP estiver em Inglês).

Acelere seu site desativando módulos do Jetpack

Depurar, Lista de módulos

Ao acessar a página de depuração vai ter um monte de texto dizendo, basicamente, que está tudo bem com a sua configuração do Jetpack. Ao final vai ter um link permitindo o acesso à lista completa de módulos ativos e inativos no seu blog.

Acelere seu site desativando módulos do Jetpack

Agora você deverá ter uma lista de módulos do Jetpack, sendo que os módulos ativos estarão destacados e os inativos estarão meio “esmaecidos” (dependendo do esquema de cores que você usa no painel do WordPress). Basta clicar em cada módulo para ativá-lo ou desativá-lo.

A recomendação é simples: deixe ativo apenas o que você precisa, e desative o que não usa ou cuja funcionalidade possa ser oferecida pelo seu tema (como, por exemplo, o CSS personalizado, que na abordagem do Jetpack é feita de maneira, digamos, bem questionável). Se você não sabe para que serve uma determinada opção, então desative-a — não é uma opção útil para você mesmo.

Se precisar de ajuda para faxinar o seu Jetpack é só entrar em contato com o Suporte. Teremos prazer em ajudar a deixar seu blog mais rápido!

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 8

Acelere seu site desativando módulos do Jetpack

Compartilhe

Publicado por Janio Sarmento – 07 de setembro de 2018