Acelere seu site desativando módulos do Jetpack

O Jetpack pode melhorar muito as funcionalidades de seu site, mas também pode torná-lo muito lento. Aprenda e selecionar apenas o módulos mais importantes.

Este post foi atualizado pela última vez há mais de 3 meses.

Dica simples, mas eficaz, de como acelerar seu site desativando módulos do Jetpack. O Jetpack, assim como Akismet (para combate ao spam de comentários), é um plugin praticamente “obrigatório” em qualquer blog WordPress. Sendo assim, sua miríade de funcionalidades evita a instalação de dezenas de plugins de terceiros em favor de um único plugin gigante de autoria da mesma empresa que mantém o próprio WordPress.

Porém, todas essas funcionalidades têm um impacto no site: ele pode ficar demasiadamente lento. Normalmente nem tanto para os visitantes (que acessam versões em cache de todas as páginas), mas costumeiramente bem lento no painel do WordPress.

Contudo, existe um remédio para esta doença crônica do Jetpack. Desativar todos os módulos que não estiverem em uso num blog específico. Entretanto, não é nada óbvio encontrar a página das configurações onde se podem desativar os recursos desnecessários.

Configurações ocultas do Jetpack

Para facilitar sua vida, é só seguir o roteiro abaixo para encontrar as configurações ocultas do Jetpack.

Painel > Jetpack > Configurações

Acessar as configurações é o primeiro passo, mas ainda será necessário cavar mais fundo. Por isso, role a tela de configurações até o final e acesse “Depurar” (ou “Debug” se seu WP estiver em Inglês).

Depurar > Lista de módulos

Ao acessar a página de depuração vai ter um monte de texto dizendo, basicamente, que está tudo bem com a sua configuração do Jetpack. E ao final terá um link permitindo o acesso à lista completa de módulos ativos e inativos no seu blog.

Agora você deverá ter uma lista de módulos do Jetpack, sendo que os módulos ativos estarão destacados e os inativos estarão meio “esmaecidos” (dependendo do esquema de cores que você usa no painel do WordPress). Sendo assim, basta clicar em cada módulo para ativá-lo ou desativá-lo.

A recomendação é simples: deixe ativo apenas o módulo que você precisa, e desative o que não usa. Ou cuja funcionalidade possa ser oferecida pelo seu tema (como, por exemplo, o CSS personalizado, que na abordagem do plugin é feita de maneira bem questionável).

Trocando em miúdos, se você não sabe para que serve uma determinada opção, então desative-a. Não é uma opção útil para você mesmo.

Enfim, se precisar de ajuda para faxinar o seu Jetpack é só entrar em contato com o Suporte. Teremos prazer em ajudar a deixar seu blog ou site o mais rápido possível!

Quero ser cliente da PortoFácil! Entre em contato

Leia também

Textos que têm a ver com este assunto:
TUTORIAL: como resolver erros e problemas no WordPress

Tutorial de como resolver os principais erros e problemas relacionados ao WordPress. Confira nosso passo a passo detalhado de soluções!

Como remover vírus, malware e problemas de site com phishing

Tutorial completo que ensina, passo a passo, como remover vírus, malware e phishing em sites e blogs WordPress com segurança.

Guia SEO: Manual completo e definitivo sobre otimização de sites

Tutorial com as melhores práticas SEO, incluindo as principais ferramentas e os itens essenciais para alcançar o topo da busca orgânica.