Sem dúvidas os links quebrados prejudicam bastante a experiência do visitante, inclusive estes mesmos links podem interferir diretamente nas classificações SEO de um site ou loja virtual.
Neste artigo vamos mostrar as melhores ferramentas gratuitas para encontrar e corrigir todos os links quebrados ou com “Erro 404 – Não Encontrado” de uma forma simples e fácil para quem usa WordPress.

Seções desta página
O que é um link quebrado
Basicamente, um link quebrado é aquele que não existe mais, que direciona o visitante para um “Erro 404 – Página não encontrada“.
Embora estes erros possam acontecer por vários motivos aleatórios, os links quebrados acontecem quando uma página é excluída do banco de dados ou quando a URL desta página é modificada sem a inserção de redirecionamento HTTP adequado.
Por exemplo: você tem uma página com formulário de contato com o slug meusite.com.br/fale-conosco
, mas decide trocar para meusite.com.br/contato
. Se você não aplicar corretamente um código de redirecionamento HTTP, a página antiga vai gerar um link quebrado.
- Guia completo sobre redirecionamento URL, HTTP, páginas e domínios
- Como migrar site de qualquer plataforma para WordPress
Outros casos de links quebrados podem acontecer quando um site é movido para um novo domínio ou quando acontece algum erro de digitação ao publicar um link dentro de um post ou artigo.
Por isso é de extrema importância monitorar regularmente os links quebrados de um site ou loja virtual que usa WordPress e, tão logo um novo link com erro seja detectado, executar a correção o mais rápido possível. Evitando, assim, que suas classificações SEO na busca orgânica sejam afetadas.
As melhores ferramentas para monitorar links quebrados
Existem várias ferramentas capazes de verificar em tempo real os links quebrados de um site ou blog WordPress, mas a grande maioria são pagas. Contudo, existem algumas que são totalmente grátis e podem ser usadas para monitorar, encontrar e até mesmo corrigir os links quebrados no WordPress.
Plugin pra WordPress: Broken Link Checker
Broken Link Checker é um dos plugins para WordPress mais populares para fazer o monitoramento e a localização de links quebrados de forma totalmente gratuita. Com muita precisão e sem limites de páginas, você vai poder aproveitar a verificação de links quebrados e “Erros 404” de uma forma totalmente automatizada.
O plugin oferece a opção de usar dois tipos de mecanismos com base nas suas necessidades sendo um verificador de link quebrado baseado em nuvem e outro verificador de link quebrado com execução dentro do próprio servidor web.
Ferramenta Online: Broken Link Checker
Apesar de ter o mesmo nome da sugestão acima, o Broken Link Checker é uma ferramenta online. Para usar basta acessar o site e digitar a página que você deseja fazer a varredura em busca dos links quebrados.
Uma de suas vantagens é poder verificar até 3000 páginas de forma gratuita, além de exibir um relatório bem detalhado que informa onde exatamente os links obsoletos e/ou quebrados se encontram.
Google Search Console
O Google Search Console também oferece uma ferramenta poderosa e gratuita que ajuda no gerenciamento e visibilidade dos links quebrados, incluindo notificações sobre estes erros.
Partindo do princípio que o seu site, blog ou loja virtual estejam ativos e corretamente configurados no GSC, acesse o painel do Search Console, navegue até Páginas
no menu lateral e, na guia Indexação de páginas
deixe apenas a caixa Páginas Não Indexadas
marcadas.
Feito isso, basta clicar em Não encontrado 404
para ter acesso a todas as páginas que estão marcadas como “link quebrado”.
Como corrigir os links quebrados no WordPress
A melhor opção para corrigir um link quebrado é fazendo o redirecionamento HTTP para uma outra página.
E caso você não tenha experiência com redirecionamentos internos, nossa sugestão é usar o plugin Redirection que, sem dúvidas, é a ferramenta para WordPress mais robusta e poderosa para este caso.
Inclusive, este mesmo plugin também oferece um rastreador nativo de páginas não encontradas, permitindo que você faça a correção em massa.
Conclusão
Independente de qual seja a sua ferramenta preferida para rastrear links quebrados, uma coisa é certa: para manter uma boa classificação SEO e um bom rankeamento na busca orgânica do Google, você precisa corrigir todos eles o quanto antes.
Então, separe um tempinho para fazer a varredura em busca desses erros e evite perdas de indexação na SERP.
Fica a dica!
Foto: Erik Mclean via Unsplash.