
Conheça um pouco mais sobre Fabio Lobo, o nome por trás dos belos templates para WordPress.
Qual a sua profissão e idade?
Sou web designer, desenvolvedor front-end, “programador WordPress” (não gosto desse nome, mas é o que tem pra hoje) e publicitário de formação (não conta pra ninguém). Tenho 30 anos, mas discordo.
Você trabalha numa empresa? É própria ou de terceiros?
Sim, é minha empresa, leva meu nome mesmo. Além dela, tenho a WOWF (hospedagem compartilhada) e a FicaOn (templates pra WordPress), e futuramente mais uns projetos na área.
Quais são seus passatempos?
Séries, fazer stickers pra Telegram, cozinhar e manter meu perfil no ReclameAqui atualizado. Juro que não é piada! Infelizmente a maioria das empresas não têm atendimento com nível de qualidade PortoFácil.
Como se mantém informado?
Costumava usar o Twitter para isso, mas tenho me afastado das redes sociais no geral. Então o feed de notícias do Android ajuda bastante.
Sobre a sua empresa/trabalho
Bom, tudo começou com os blogs, lá pra 2004. Comecei a fuçar nos códigos pra tentar personalizar meus blogs do meu jeito, até que um dia eu tava fazendo isso pra outros blogueiros. Passei por algumas agências e sempre continuei atendendo outros blogueiros como freelas. Até que chegou uma hora que decidi trabalhar por conta própria mesmo, ter minha própria empresa e expandir o atendimento pra empresas. — Inclusive, a PortoFácil foi minha cliente antes de eu ser cliente dela! — Além de lojas virtuais também. Minhas especialidades são web design, front-end e WordPress.
Você tem metas para o próximo ano? Gostaria de compartilha-las?
Expandir a WOWF, que é uma hospedagem compartilhada que, por sinal, utiliza servidores da PortoFácil, e a FicaOn, que é uma solução de baixo-custo para quem precisa de um site mas não pode pagar um Fabio Lobo agora. Em ambas os projetos tento oferecer um serviço bom, rápido e com preço acessível.
Como descobre inovações e novidades para seu negócio/empresa?
Costumo me desafiar bastante. Sempre que surge um job novo, penso o que ele poderia ter de diferente e atual. É uma forma de me manter sempre atualizado e oferecer sempre algo novo para os clientes e parceiros. Esses dias mesmo tenho focado bastante em SEO, AMP e performance.
Quais são suas principais razões para fechar um negócio?
Conceito e resultado. Já recusei fazer trabalhos que seriam “mais do mesmo” ou que, na minha opinião, não dariam certo. Parece arrogância, mas pelo contrário: eu me vejo na obrigação, como profissional, de alertar o cliente quando alguma ideia não é boa ou quando não é aquilo que o negócio dele realmente precisa. Se eu fosse fechar um negócio assim, seria só pelo dinheiro, o que me dá a sensação de que eu estaria tirando proveito, sei lá.
Quais são os principais problemas nas áreas de tecnologia/serviços que precisa resolver dentro da empresa?
Não é bem um problema, mas manter-me atualizado. Todo dia sai alguma coisa nova, enquanto eu respondo essas perguntas já lançaram dois frameworks JS novos e algum plugin de WordPress parou de funcionar, por exemplo. Faz parte da área que está sempre em evolução.
Na sua opinião, quais são os critérios mais importantes para decidir por um investimento em uma tecnologia ou serviço?
Basicamente, se vai valer a pena. Vai ser realmente necessário? Vai facilitar ou melhorar alguma coisa? Vai ter um retorno bom? É algo minimamente acessível? Dúvidas assim.
Sobre a PortoFácil… Você lembra há quanto tempo é cliente Porto Fácil?
Vish! Acho que meu primeiro contato como cliente foi quando eu trabalhava em uma agência, em 2011, mas aí não vale porque eu só indiquei e não era, de fato, o cliente. Inclusive, sempre indiquei a empresa mesmo não sendo cliente, já que alguns de meus clientes eram hospedados por aqui e sempre elogiavam o serviço. Eu mesmo passei a ser cliente da PortoFácil quando trouxe a WOWF pra cá, em 2016. Já a PortoFácil é minha cliente desde 2012.
Quais foram os motivos para escolher a PortoFácil na hora de escolher seu servidor?
Atendimento e qualidade do serviço. Aliás, o atendimento dá de 10×0 em qualquer outro por aí porque a PortoFácil corre atrás de resolver problemas, se especializam e se mantêm atualizados. Numa hospedagem loca por aí, por exemplo, o suporte quase nunca tem especialidade no assunto e acabam mais atrapalhando que ajudando. Já na PortoFácil eles fazem algumas coisas que nem são obrigação do suporte de uma hospedagem. Até consultoria de projeto já vi os caras fazerem!
Usou outros servidores antes da PortoFácil? Quais? Quais as principais facilidades e dificuldades?
Sempre usei a Via Hospedagem, que é parceira. Mas já passei por várias outras hospedagens, fora experiência com outros clientes… Enfim, a coisa é feia por aí. Tem um abismo entre a PortoFácil e outras hospedagens!
Durante o seu tempo como cliente, quais as inovações que mais facilitaram a sua vida?
Servidor sem cPanel, com otimização de imagem, SSD, Nginx bonitinho e cache próprio.
Quais são seus elogios à PortoFácil?
Pode ser todos eles?
Você tem alguma crítica? Como podemos melhorar o serviço?
Podiam servir um cafezinho na sala de espera do suporte. Espresso, moído na hora. De graça, claro. Só falta isso!