Se você é daqueles que desejam uma internet cada vez mais rápida e segura, então alegre-se com o protocolo HTTP/3. Neste artigo vamos detalhar o que é o protocolo HTTP/3, totalmente baseado em QUIC via UDP.

Diferentemente dos seus antecessores — como o HTTP/2, por exemplo –, o protocolo TCP (Transmission Control Protocol), que era usado desde os primórdios das interwebs, deu lugar ao QUIC que, por sua vez, faz faz uso do UDP (User Datagram Protocol) para controlar os congestionamentos da rede.
Além disso é capaz de realizar retransmissões de pacotes de forma mais limpa, objetiva e totalmente independente. Reduzindo, de forma bastante significativa, os gargalos e as lentidões num todo. Sem contar que, com a chegada do HTTP/3, todas as informações dos sites e blogs passam, obrigatoriamente, pela encriptação TLS 1.3.
Trocando em miúdos, este novo protocolo só aceita URLS’s do tipo https://
, ou seja, que fazem uso de certificado digital SSL. Garantindo, desta forma, mais segurança e maior privacidade, de ponta a ponta, para todos.
Características do protocolo HTTP/3
Confira as principais características do HTTP/3 na lista abaixo:
- Baseado totalmente no QUIC, utiliza-se do UDP para envio dos pacotes de forma única e independente. Reduzindo, consideravelmente, a latência;
- Tem como obrigatoriedade o uso de encriptação TLS 1.3 e certificados digitais SSL. Garantindo maior segurança e privacidade em todas as conexões;
- O protocolo HTTP/3 também possui capacidade para enviar um fluxo de dados complexo, tais como códigos HTML, JavaScript e até mesmo folhas de estilo CSS, em uma única conexão.
Suporte ao HTTP3/QUIC na PortoFácil
Vale ressaltar que para os clientes da PortoFácil Hospedagem WordPress Premium, o novo formato HTTP3/QUIC já vem instalado de forma nativa para os novos sites criados em nosso ecossistema.
Contudo, os sites que já estão instalados há mais tempo em nossos servidores vão precisar de alguns ajustes internos que podem ser resolvidos diretamente com nosso Suporte Técnico.
Então, caso você queira fazer essa migração para o formato HTTP3/QUIC, basta acionar nossa equipe de suporte.
Fica a dica!
Foto: panumas nikhomkhai via Pexels.