O que é HTTP/3: Novo protocolo com base em QUIC via UDP

Conheça o protocolo HTTP/3 que é totalmente baseado em QUIC via UDP. Transformando a internet que conhecemos ainda mais rápida e segura.

O que é HTTP/3: Tudo sobre o novo protocolo com base em QUIC via UDP. Também conhecido como H3, o protocolo HTTP/3 é o sucessor do HTTP/2 e vem com o objetivo de aumentar a velocidade e a segurança da Internet que conhecemos hoje.

O que é HTTP/3: Novo protocolo com base em QUIC via UDP

HTTP/3 baseado em QUIC via UDP

O HTTP/3, terceira versão do Hypertext Transfer Protocol, funciona com base no QUIC, ou seja, utilizando-se do UDP (User Datagram Protocol) de baixo nível. Ao contrário das versões anteriores que eram baseadas no protocolo TCP (Transmission Control Protocol).

Protocolo TCP

Para aqueles que não entendem muito sobre a parte técnica, o protocolo TCP, ao enviar um pacote de dados também recebe um retorno se este foi entregue — ou não — ao destinatário. Sendo assim, certificando-se 100% da entrega deste pacote de dados. O problema é que esta verificação de rotina sempre deixou a conexão mais lenta.

Protocolo UDP

Já o UDP apenas envia o pacote, sem se preocupar com sua recepção. Automaticamente, isso já deixa todo o processo consideravelmente mais rápido. Mas ao mesmo tempo, diminui a porcentagem de entregas bem sucedidas. Diminuindo drasticamente sua confiabilidade.

QUIC

Contudo, o QUIC chega justamente para resolver este problema de transmissão e redefinir os limites de camadas de rede. Explico: com esta tecnologia, o protocolo HTTP/3 consegue fazer o UDP trabalhar praticamente igual ao TCP. Incluindo em suas características recursos de confiabilidade, controle de tráfego, retransmissão de pacotes em caso de perdas e, consequentemente, aumento de velocidade e segurança.

Trocando em miúdos, resolvendo todos os problemas e restrições da nova infraestrutura web. Pois, com o QUIC baseando-se no protocolo UDP, as novas conexões não carregam as limitações impostas pelo TCP. Mas ao mesmo tempo, trabalham com suas ferramentas mais eficazes.

Criptografia TLS 1.3

A partir do novo protocolo HTTP/3, todas as conexões, sem nenhuma exceção, serão realizadas com criptografia TLS 1.3 e, obviamente, somente através de URL’s HTTPS. Fazendo da web ainda mais segura, visto que no protocolo anterior, ainda era possível fazer uso de conexões URL’s sem um certificado digital SSL ativo.

Grandes players se juntam ao HTTP/3

Apesar de ainda não estar lançado oficialmente, várias empresas já estão apoiando e trabalhando em cima do novo protocolo HTTP/3. Entre estas gigantes da Internet estão:

  • A Google, via Google Chrome, foi a primeira empresa a suportar o H3, mas ainda só está disponível no ambiente de testes Canary. Mesmo assim, é preciso fazer alguns ajustes técnicos para ativá-lo;
  • A Cloudflare, também começou a suportar o H3 em sua gigantesca rede com mais de 1 milhão de IP’s. Mas ainda é necessário entrar em uma lista de espera para conseguir acesso;
  • A Mozilla, através do Firefox, conta com o novo protocolo através da sua plataforma de testes Nightly.

Conclusão

Enfim, apesar do HTTP/2 ter apenas alguns poucos anos de vida, seu fim parece próximo. Graças as inovações tecnológicas e premissas do novo protocolo HTTP/3 com todas as suas novas funcionalidades. Principalmente nos quesitos “velocidade e segurança” da Internet na qual conhecemos hoje.

Obviamente que, tão logo o HTTP/3 chegue oficialmente ao mercado, nós da PortoFácil, especialista em hospedagem de sites VPS e servidores dedicados, também estaremos prontos para oferecer o novo protocolo aos nossos clientes.


Foto: Thomas William via Unsplash.

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 6
O que é HTTP/3: Novo protocolo com base em QUIC via UDP

Compartilhe

Publicado por Celso Junior – 08 de novembro de 2019