O que é HTTP/3: novo protocolo com base em QUIC via UDP

Conheça mais sobre o protocolo HTTP/3, com base no QUIC via UDP, que promete mais privacidade e segurança, além de maior velocidade de carregamento.

O que é HTTP/3: novo protocolo com base em QUIC via UDP. Se você é daqueles que desejam uma Internet cada vez mais rápida e segura, então alegre-se com a chegada do protocolo HTTP/3.

Protocolo HTTP/3.
O que é HTTP/3: novo protocolo com base em QUIC e UDP.

Diferentemente dos seus antecessores — como o HTTP/2, por exemplo –, o protocolo TCP (Transmission Control Protocol), que era usado desde os primórdios das interwebs, deu lugar ao QUIC.

E com apoio das gigantes Google, Cloudflare e Mozilla, o QUIC faz uso do UDP (User Datagram Protocol) para controlar os congestionamentos da rede. Além de realizar retransmissões de pacotes de forma mais limpa, objetiva e totalmente independente. Reduzindo, de forma significativa, os gargalos e as lentidões num todo.

Sem contar que, com a chegada do HTTP/3, todas as informações dos sites e blogs passam, obrigatoriamente, pela encriptação TLS 1.3. Trocando em miúdos, a protocolo só vai aceitar URLS’s do tipo https://, ou seja, que fazem uso de certificado digital SSL. Garantindo, desta forma, mais segurança e maior privacidade, de ponta a ponta, para todos.

Características do protocolo HTTP/3

Confira as principais características do HTTP/3 na lista abaixo:

  • Baseado totalmente no QUIC, utiliza-se do UDP para envio dos pacotes de forma única e independente. Reduzindo, consideravelmente, a latência;
  • Obrigatoriedade do uso de encriptação TLS 1.3 e certificados digitais SSL. Garantindo maior segurança e privacidade em todas as conexões;
  • O protocolo HTTP/3 possui capacidade para enviar um fluxo de dados complexo, tais como códigos HTML, JavaScript e até mesmo folhas de estilo CSS, em uma única conexão.

Conclusão

Embora este novo protocolo ainda esteja em desenvolvimento, vários players já estão fazendo uso dele em suas plataformas. Por exemplo, as versões mais recentes dos navegadores Chrome e Firefox, além dos servidores da Cloudflare, já possuem suporte nativo ao protocolo HTTP/3 com base no QUIC.


Foto: panumas nikhomkhai via Pexels.

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Publicado por Celso Junior – 21 de junho de 2020