Você sabe o que é server load ou carga do servidor? Quando um cliente da PortoFácil faz uma consulta ao suporte técnico sobre uma eventual lentidão em um VPS ou servidor dedicado, é comum que este seja informado de que “o servidor está sobrecarregado“.
Mas o que significa isso, na prática? O que é esse famigerado server load, ou carga do servidor?

Seções desta página
Carga do servidor: definição teórica
Sem entrar em muita escovação de bits — em informática, expressão bem humorada que descreve a atividade de trabalhar ou pelo menos falar sobre assuntos de baixo nível, ou seja,mais próximos da linguagem de máquina –, podemos dizer que, nos termos do UNIX, server load ou carga do servidor é um número que indica a média de processos aguardando para usar o processador num determinado tempo. O Sistema Operacional calcula a carga do servidor para os últimos 60s, 5min e 15min.
Carga do servidor: na prática
Em termos práticos, a carga do servidor indica — como o próprio nome sugere — o quão folgado ou apertado, em capacidade de processamento, anda o seu servidor web.
Um server load momentaneamente um pouco alto, não necessariamente indica problemas. Já um server load alto por muito tempo indica que a máquina está subdimensionada para as atividades nas quais está sendo requerida.
Sendo assim, de acordo com a capacidade de cada processador, é normal que exista uma variação para que a carga do servidor seja considerada muito alta. Trocando em miúdos, cargas de até 4.0 nos VPSs e de até 6.0 em servidores dedicados são valores, relativamente, aceitáveis. Desde que essa carga do servidor não seja constante.
Mas é importante ressaltar: é altamente recomendado e ideal que o servidor opere sempre com um server load inferior a 1.0.
Fatores causadores de altas cargas de servidor
Regra geral, podemos dizer que server loads altos são causados sempre por algum gargalo no sistema. Tais gargalos podem ser:
- Programas de execução lenta;
- Atividades de disco;
- Atividades de rede;
- Memória RAM;
- Entre outros.
Em se tratando de VPSs, a quantidade de memória RAM é um fator muito importante. Por isso, servidores com memória insuficiente podem chegar ao travamento e a um alto consumo de CPU. Prejudicando o funcionamento dos sites e blogs que estejam rodando neles.
Como identificar a carga de seu servidor
Dependendo do software básico de seu servidor web, o método de identificação da carga da máquina pode variar.
Carga do servidor em máquinas com cPanel
Para descobrir a carga do servidor com cPanel é só entrar no WHM. No canto superior direito da tela aparecerão os valores relativos ao server load no último minuto, nos últimos cinco minutos e nos últimos quinze minutos, conforme imagem ilustrativa abaixo:
A principal vantagem desta abordagem é ela estar disponível para praticamente qualquer pessoa com acesso ao WHM. Porém, as desvantagens são que o servidor precisa ter WHM instalado e licenciado. Além do WHM demorar muito tempo para atualizar essa informação nas páginas.
Carga do servidor em máquinas com Mônica
Em se tratando de servidores equipados com a Mônica para Clientes é ainda mais fácil, prático e rápido. Basta observar o gráfico que aparece em destaque no painel.
Para saber mais sobre carga do servidor
Enfim, as informações aqui apresentadas são propositalmente simplificadas, baseadas na visão de um usuário mediano, e não de um engenheiro de sistemas, ou mesmo de um usuário com conhecimentos avançados.
Para saber mais sobre o assunto, um bom ponto de partida é esta página da Wikipedia (em Inglês). Fica a dica!