Em que momento o WordPress não é a opção mais recomendada para ser o gerenciador de sites e blogs? Embora esta seja uma pergunta complexa, vai chegar um momento em que o CMS mais popular do planeta deixará de ser eficiente, comprometendo diretamente a saúde do banco de dados e do servidor web.

É fato que o WordPress é o maior, melhor e mais perfeito canivete suíço que existe hoje nas interwebs, principalmente com relação a criação e gerenciamento de conteúdo.
Também é correto afirmar que o WordPress permite criar todos os tipos de situações possíveis e para praticamente todos os tipos de negócios online, desde um simples blog pessoal, passando por grandes sites robustos e chegando até as lojas virtuais.
Seções desta página
Mas quando o WordPress deixa de ser útil?
Existem algumas situações em que, por mais perfeito seja o sistema, ele vai ficar sobrecarregado de tal forma que a única saída será pensar em fazer um upgrade.
Por exemplo, tomamos como base um site com mais de 100 mil publicações e que utiliza o WP para gerenciar todo o seu conteúdo. Com base nessa informação, temos uma verdadeira bola de neve:
- Devido a quantidade de posts publicados, o tamanho do banco de dados é gigante;
- Consequentemente, o servidor web começa a ficar sobrecarregado e ter dificuldade no processamento de informações que estão no banco de dados;
- Com o servidor web sobrecarregado, os seus visitantes começam a sentir lentidão quando acessam o site site ou blog;
- Por fim, somando o banco de dados gigante e a lentidão do servidor web para processar todas as informações, até o backup fica comprometido.
Como resolver o problema?
Diante das informações acima, e por mais que o seu servidor web e, também, o seu WordPress estejam bem otimizados e dimensionados, será necessário começar a pensar na solução mais viável. Nesse caso: transformar todo o seu conteúdo, ou a grande maioria dele, em HTML estático.
A principal vantagem de ter um conteúdo totalmente estático, ou seja, escrito usando apenas HTML e CSS puros, é que toda requisição feita pelo navegador do seu visitante, quando ele estiver acessando seu site ou blog, é entregue imediatamente, sem ter que passar pelo banco de dados.
Então, se você está passando por este problema, talvez seja o momento certo para conhecer os melhores CMS geradores de sites estáticos da internet.
Conclusão
Enfim, assim como já afirmamos, o WordPress é, sem dúvidas, o melhor no que se propõe a fazer, mas nem mesmo o melhor em uma determinada função é capaz de conseguir administrar tudo e todos ao mesmo tempo.
Por isso, se você estiver em uma situação semelhante, talvez esta seja a melhor hora para começar a refletir… Fica a dica!