Os melhores geradores de sites estáticos

Conheça os melhores CMS geradores de sites estáticos da internet, que usam apenas HTML e CSS puros. Sem precisar de banco de dados e outros requisitos.

Conheça os melhores geradores de sites estáticos disponíveis no mercado. Há um bom tempo o WordPress vem reinando soberano e absoluto nas interwebs. Principalmente por oferecer uma vasta gama de possibilidades, para todos os tipos de negócios. Contudo, aos poucos, uma boa parcela de sites estão sendo migrados para o mundo estático, do HTML e CSS puros. Sem a dependência de bancos de dados e vulnerabilidades rotineiras.

Os melhores geradores de sites estáticos
Conheça os melhores geradores de sites estáticos disponíveis no mercado.

Atualmente existem uma grande quantidade de geradores de sites estáticos. E existe um CMS para cada tipo de programador. Por exemplo, se você é desenvolvedor JavaScript, então o Gatsby e o Next.js são voltados para a sua demanda. Entretanto, se você curte programar em Ruby, então que tal usar o Jekyll? Mas caso não tenha tanta familiaridade com códigos, o Publii pode se tornar o seu queridinho!

As variações são enormes e as possibilidades são infinitas! Cabe a cada pessoa se adaptar com a melhor oferta de CMS estático disponível hoje no mercado.

Vantagens de um gerador de sites estáticos

Dentre as principais vantagens de um gerador de sites estáticos, com HTML e CSS puros, são:

  • Maior segurança por gerar apenas HTML e CSS puros, com todo o conteúdo sendo carregado diretamente dentro da própria página, sem necessidade de realizar pontes;
  • Velocidade de processamento e carregamento da página são mais rápidos que os sites dinâmicos, pois não usam banco de dados e, consequentemente, não precisam realizar constantes chamadas ao servidor web nem a fontes externas que, outrora, diminuem o desempenho;
  • Escalabilidade e capacidade de gerenciar e administrar vários itens ao mesmo tempo. Com opção de crescimento exponencial, de acordo com a demanda e a necessidade de cada negócio;
  • Facilidade de hospedagem e implementação, pois não precisam de recursos especiais instalados no servidor.

As melhores opções de CMS estáticos

Apesar de existirem dezenas, talvez centenas de opções disponíveis de geradores de sites estáticos, separamos os mais populares atualmente. Confira:

Publii – CMS estático perfeito para sites institucionais, blogs e portfólios. A ferramenta permite a construção e a modificação de uma quantidade ilimitada de sites simultaneamente, incluindo trocas rápidas entre os sites. Possui opção de SEO OnPage totalmente flexível. Além de oferecer uma migração simples de todo o seu conteúdo que estava hospedado no WordPress.

Jekyll – Para os amantes do Ruby, esta talvez seja a melhor opção! Além disso, possui um sistema de fácil configuração e conceitos simples e práticos. Oferece, também, uma boa lista de plugins que prometem turbinar seu CMS estático.

Gatsby – Gerador de site estático, em HTML e CSS puro, que permite a extração de dados de diferentes fontes. Possui otimização de velocidade, carregando apenas as partes necessárias no exato momento. Oferece sistema de plugins que permite algumas funcionalidades extras, como criar XML Sitemap, edição de imagens e otimização para mecanismos de buscas.

Hugo – Talvez seja a ferramenta mais queridinha do GitHub, com dezenas de milhares de qualificações positivas. Uma das suas vantagens é a imensa variedade de templates e layouts prontos para uso. Seu processo de configuração e construção também é muito rápida, com estrutura altamente flexível, suportando vários tipos de conteúdo.

Next.JS – Criado por uma empresa com foco exclusivo na computação em nuvem, o Next.JS oferece a seus usuários exportação de dados estática, divisão de código-fonte para o carregamento mais rápido das páginas, renderização direta no servidor e nível de configuração extremamente fácil.

Conclusão

Colocamos à sua disposição os cinco melhores e mais populares CMS geradores de sites estáticos, com HTML e CSS puro, disponíveis hoje na atualidade. Porém, saber escolher a melhor opção para o seu negócio é algo que você deverá descobrir sozinho.

Por isso, recomendamos que leia a documentação de todos eles antes de tomar qualquer decisão. Inclusive, faça o maior número de testes possíveis, antes de abandonar o seu atual CMS, seja ele WordPress ou qualquer outro.


Foto: Negative Space via Pexels.

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Publicado por Celso Junior – 03 de abril de 2020