Acessibilidade web: como deixar seu template ou layout WordPress acessível para todos os públicos. Em uma internet cada vez mais saturada e concorrida, é imprescindível que você mantenha o seu negócio online o mais acessível possível. De preferência para todos os tipos de público.

Embora vários ajustes que envolvam código-fonte do WordPress possa parecer um bicho de sete cabeças pra pessoas leigas, saiba que os itens essenciais para deixar seu projeto totalmente acessível é relativamente fácil de ser implementado. Mas para começar, antes você precisa conhecer a fundo todo o seu público, para que todas as implementações e adaptações de acessibilidade tenham 100% de eficácia.
Seções desta página
O que é acessibilidade web?
Embora acessar um site ou blog na internet seja muito fácil para a grande maioria das pessoas. Existe uma parcela que precisa de um pouco mais de atenção para acessar. Por exemplo, pessoas portadoras de algum tipo de deficiência. Dentre elas estão portadores de deficiência visual, auditiva, cognitivas, entre várias outras.
Sendo assim, para resolver parte deste problema, muitos desses usuários usam algum tipo de tecnologia assistiva que ajudam e auxiliam no acesso à internet. Como é o caso do uso de ferramentas leitoras de conteúdo, que transformam um texto em voz, e até mesmo o uso de teclados alternativos pode ser usado.
Ou seja, as possibilidades são inúmeras, mas de nada vai adiantar se o seu site ou blog não for assistivo. Sem contar que você estará excluindo uma parte da sociedade que precisa do benefício da acessibilidade para ter uma vida comum na internet. Assim como você!
Como transformar seu template WordPress acessível?
Os usuários do WordPress, plataforma de gerenciamento de conteúdo mais popular do planeta, estão bem assessorados no quesito acessibilidade web. Sem dúvidas é o CMS com mais recursos disponíveis. Sendo assim, basta adaptar seu projeto aos itens de acessibilidade citados abaixo.
- Verifique se o template ou layout WordPress é compatível e amigável com o teclado. Muitos aplicativos assistivos fazem uso do teclado, junto com a tecla “Tab”, para a navegação. Caso tenha dificuldade, este artigo da WebAIM pode lhe ajudar na implementação;
- Adicione a tag “Alt Title” em todas as imagens! Além de colaborar com sua estratégia SEO, usar um texto alternativo para suas imagens ajuda as ferramentas assistivas de voz na leitura do conteúdo de uma respectiva imagem;
- Escolha as cores do seu site ou blog com cuidado. Evite que as cores de fundo sejam confundidas com as cores da tipografia do seu conteúdo. Por isso, tenha muita atenção quando for escolher a paleta de cores do seu template. Caso precise de ajuda, a ferramenta Contrast Checker pode ajudar;
- Use dados e cabeçalhos estruturados (H1, H2, H3, H4, etc) para montar seu conteúdo. Além de ajudarem a melhorar o fluxo de leitura, ajudam os aplicativos leitores de tela a interpretar de forma correta tudo que esteja dentro da sua página;
- Faça os formulários de contato serem acessíveis a todos. Mantenha cada campo devidamente identificado. Com certeza vai ajudar um leitor de tela quando algum visitante precisar entrar em contato com você;
- Habilite uma tipografia redimensionável, mas que não prejudique o seu site. Da mesma forma que os layouts responsivos vieram para ajudar, faça o mesmo com o texto do seu conteúdo;
- Evite a reprodução de mídias de forma automática. O mesmo se aplica par a navegação automática. Por exemplo, carrosséis e sliders deslizantes não são recomendados.
Resumindo
Enfim, conforme escrevemos no início do artigo, implementar a acessibilidade web para um template ou layout WordPress é uma tarefa fundamental para que seu negócio online possa ser visto por absolutamente todos. Por isso, garanta que o seu site ou blog possa ser acessado pelo máximo de pessoas possíveis.
E nós, da PortoFácil Hospedagem WordPress, acreditamos que a internet deve chegar igualmente a todas as pessoas e da forma mais fácil possível. Então, tire um tempo para colocar essas dicas em prática!