O que é servidor dedicado

Entenda o que é um servidor dedicado, para que serve e como escolher o mais adequado para suas necessidades.

Servidor dedicado é, em linhas gerais, um computador configurado para processar informações e ou executar tarefas ou serviços, que é como se chamam as tarefas constantemente executadas por um servidor, em jargão de Internet.

É comum que o servidor dedicado esteja conectado à Internet executando serviços tais como, entre outros:

  • servidor web;
  • banco de dados;
  • cache ou acelerador web;
  • correio eletrônico;
  • DNS.

Em termos comerciais, a principal característica do servidor dedicado é disponibilizar os seus recursos de processamento integralmente para uso do contratante, sem nenhum tipo de partilha com terceiros.

Quando alguém contrata um servidor dedicado normalmente precisa escolher entre as modalidades “gerenciado” e “não gerenciado”.

Servidor Dedicado Não Gerenciado

Esta é a modalidade mais barata de contratação de servidor dedicado porque não implica qualquer serviço agregado à configuração do dispositivo em si.

Nesse caso o cliente deverá ter o conhecimento (ou contar com a ajuda de quem tenha) para instalar e configurar o servidor corretamente, para cuidar de aspectos de segurança tais como cópias de segurança (backup) e proteções contra invasões e acesso não autorizado, ou para fazer ajustes finos visando estabilidade e desempenho do sistema.

Servidor Dedicado Gerenciado

Por outro lado, um servidor dedicado gerenciado entrega ao contratante não só um simples computador remoto, mas sim um servidor totalmente configurado e pronto para usar.

A PortoFácil trabalha apenas com servidores dedicados gerenciados que incluem:

  • instalação e configuração do sistema operacional;
  • atualizações periódicas do sistema operacional, tanto de maneira automatizada quanto manual;
  • instalação, configuração e manutenção dos serviços necessários ao funcionamento de um webserver;
  • cópias de segurança diárias em servidores de armazenamento hospedados na Europa (já que nossos servidores estão no continente americano);
  • atualização automática do WordPress e seus plugins, com vistas em desempenho e segurança máximos para os sites baseados neste CMS — acrônimo para Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo.

Mais informações

Mais informação sobre servidores dedicados e outras modalidades de hospedagem dedicada podem ser encontradas nos artigos abaixo:

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

O que é servidor dedicado

Compartilhe

Publicado por Janio Sarmento – 30 de maio de 2018