Plugins para ads.txt e robots.txt no WordPress

Os arquivos ads.txt e robots.txt são peças fundamentais para o sucesso de um site na internet. Por isso saiba como editá-los usando plugins específicos.

Plugins para ads.txt e robots.txt no WordPress. Neste artigo vamos mostrar as melhores opções de plugins para criar, editar e gerenciar de forma simples e objetiva ambos os arquivos.

O que é o arquivo ads.txt

O ads.txt é um arquivo que ajuda na proteção dos editores de forma a impedir possíveis fraudes em anúncios. O ads.txt também pode aumentar, consideravelmente a receita no fim do mês. Desde que configurado e aplicado de forma correta.

Trocando em miúdos, este arquivo é uma solução onde os editores têm a liberdade de escolher quem pode e quem não pode vender anúncios em seu site e/ou blog. Sendo assim, ao melhorar a transparência, as inúmeras tentativas de fraudes tendem a diminuir e, obviamente, seus rendimentos a aumentarem cada vez mais!

Plugin recomendado para ads.txt no WordPress

Para sites baseados em WordPress, existem vários plugins disponíveis no repositório oficial da plataforma, mas nós da PortoFácil recomendamos veementemente o Ads.txt Manager. Simplesmente por ser fácil de mexer, leve e objetivo, ou seja, sem firulas!

Após instalado, o plugin disponibiliza uma área de texto simples onde você consegue inserir rapidamente uma autorização. Como no exemplo abaixo, para o Google Adsense:

Plugins para ads.txt e robots.txt no WordPress

Mas muito cuidado! Se você não colocar seu ID de editor a seguinte mensagem poderá aparecer para você:

Ganhos em risco: um ou mais dos seus arquivos ads.txt não contêm seu ID de editor do Google AdSense. Repare isso agora para evitar um impacto severo em sua renda.

Por isso, é muito importante que você não esqueça de substituir o pub-0000000000000000 pelo seu próprio ID de editor.

O que é o arquivo robots.txt

Robots.txt é um arquivo que trabalha como um filtro para os robôs de sites de busca, como é o caso do famoso Googlebot. Desta forma é possível controlar quais páginas estes robôs podem ou não ter acesso e, consequentemente, indexá-las na SERP.

No robots.txt é possível incluir alguns comandos simples. Por exemplo:

  • User-agent: É uma função que identifica os robots e quais regras estes devem seguir a partir dali;
  • Disallow: Mostra aos robots dos sites de busca quais páginas e diretórios eles não devem seguir e indexar;
  • Allow: Faz o contrário do comando disallow, ou seja, mostra aos robots quais páginas e diretórios eles devem seguir e indexar;
  • Sitemap: Função que permite mostrar para o robots onde fica o mapa XML do site.

Plugin recomendado para robots.txt no WordPress

O plugin mais indicado para editar o arquivo robot.txt é o Yoast SEO. Então, muito provavelmente você, que se preocupa com otimização para mecanismos de buscas, já tem este plugin instalado em seu site.

Sendo assim, basta ir no menu Yoast SEO > Ferramentas para localizar o editor de arquivos robots.txt, conforme imagem ilustrativa abaixo.

Plugins para ads.txt e robots.txt no WordPress

A partir daí você poderá editar facilmente o seu arquivo robots.txt, incluindo os itens citados acima. E, caso não tenha tanta familiaridade com estes itens, sugerimos que leia mais a respeito no site oficial The Web Robots Pages, em inglês.

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 16
Plugins para ads.txt e robots.txt no WordPress

Compartilhe

Publicado por Celso Junior – 11 de julho de 2019