Nitro eXperience: o VPS mais rápido que você já viu

O compromisso da PortoFácil é o de entregar aos clientes e seus visitantes a melhor experiência possível em termos de hospedagem de sites. Grande parte deste intento significa oferecer o máximo de velocidade possível para os sites hospedados em nossa rede.

Nitro eXperience: o VPS mais rápido que você já viu

O compromisso da PortoFácil é o de entregar aos clientes e seus visitantes a melhor experiência possível em termos de hospedagem de sites. Grande parte deste intento significa oferecer o máximo de velocidade possível para os sites hospedados em nossa rede.

Desde o início de nossas operações vimos investindo constantemente em melhorias de hardware e de software, em pesquisa e inovação. Por uma questão de princípios evitamos “represar” as inovações, sempre que um novo recurso é aprovado nas etapas de homologação ele imediatamente entra em produção em todas as máquinas onde seja viável, para que mais pessoas se beneficiem tão imediatamente quanto possível.

Acontece que chegamos a um ponto em que faz-se útil e necessário juntar todas as inovações recentes que nossos produtos vêm recebendo sob um novo nome capaz de marcar o início de uma nova era em termos de hospedagem de sites.

VPS: Nitro eXperience

Quando o VPS NX nasceu, há vários anos, ele representava uma possibilidade de alto desempenho a baixo custo (veja o post oficial de lançamento do VPS NX). Sua importância principal foi a de romper a hegemonia do ambiente cPanel. Isso significou liberar recursos computacionais (que antes eram consumidos pelo painel de controle e seus componentes de segundo plano) para acelerar e melhorar o desempenho geral dos sites.

No decorrer dos anos dezenas de melhorias foram feitas, e o NX passou a ter um novo significado: Nitro eXperience — um conjunto de inovações que tornam nossas máquinas as mais robustas soluções para hospedagem de sites em WordPress.

Abaixo, para fins de melhor entendimento, vamos listar o que faz destas máquinas tão rápidas e poderosas.

“Cloud” de Alta Disponibilidade

A experiência ultraotimizada dos VPSs NX começa com uma nuvem de alta disponibilidade que impede problemas físicos (de hardware ou de rede) de tirarem um servidor de linha: a nuvem é inteligente o suficiente para detectar problemas potenciais, e antes que uma falha possa comprometer o comportamento de uma dada máquina esta é transparente, instantânea e automaticamente transferida para uma das centenas de outras máquinas físicas capazes de absorver a demanda.

O gráfico abaixo ilustra o mecanismo: antes que o primeiro servidor físico apresente uma falha as instâncias virtuais dele são realocadas em outras duas máquinas físicas da rede, garantindo a continuidade do serviço.

Nitro eXperience: o VPS mais rápido que você já viu

Para mais detalhes veja: Chegaram os VPSs de Alta Disponibilidade.

Além disso, os VPSs de Alta Disponibilidade utilizam armazenamento em SSD em vez de discos tradicionais, o que leva à ótima utilização de todos os recursos da máquina porque praticamente não existem mais gargalos — componentes lentos que diminuem o desempenho geral do servidor.

E mais: os SSDs dos VPSs de Alta Disponibilidade são espelhados e replicados, de forma a reduzir ao máximo a chance de perda de dados por problemas físicos, ao mesmo tempo em que o desempenho do sistema como um todo é melhorada.

“Web Stack” de última geração

“Web Stack” é como se chama o conjunto de serviços necessários em um servidor para que sites possam funcionar corretamente; diferentes plataformas têm diferentes demandas quanto a tais serviços.

De maneira geral uma “web stack” mínima compreende:

  • sistema operacional;
  • servidor web;
  • linguagem de scripts;
  • banco de dados.

Ubuntu Server 16.04

A Nitro eXperience acontece em cima de servidores com Ubuntu Server 16.04, a versão “de longa duração” mais recente da distribuição Linux mais popular, o que significa que é a que tem maior disponibilidade de recursos disponíveis para si.

PHP 7.1 e MariaDB

Utilizamos as versões mais recentes do PHP 7.1 e do banco de dados MariaDB em substituição aos clássicos PHP5 e MySQL.

O PHP 7.1 é instalado em modo FPM no servidor, de modo a permitir economia de recursos e máximo desempenho. A versão escolhida para a Nitro eXperience é a 7.1 porque é o melhor equilíbrio entre desempenho extremo e compatibilidade com o WordPress.

Nginx personalizado

Se tivéssemos de escolher um componente da nossa “stack” como sendo o principal responsável pelo fator Nitro das novas máquinas certamente o apontado seria o servidor web Nginx.

Sua arquitetura monolítica (um único processo no servidor inteiro) faculta excelente desempenho até mesmo em servidores mais modestos em termos de RAM e processador. Suas configurações compiladas em código nativo, em vez de interpretadas a cada solicitação única como acontece com o Apache, multiplicam a velocidade com que cada requisição é processada e servida ao visitante, o que significa menos filas de processamento, mais visitantes sendo atendidos pela mesma máquina, e mais velocidade para o site — agradando todo tipo de visitante, inclusive os bots de indexação.

Com o fito de obter o máximo desempenho possível do Nginx nós também compilamos todos os componentes do servidor web na máquina em que ele vai executar, com todas as otimizações cabíveis.

Nitro eXperience: o VPS mais rápido que você já viu

O Nginx da Nitro eXperience também oferece suporte ao Brotli, padrão de compactação superior ao tradicional gzip para os navegadores que suportem este mecanismo; para os demais casos o gzip continua sendo usado como segunda opção, de forma a entregar para cada visitante a página mais otimizada que ele consegue receber.

Mecanismos de Cache de Alto Desempenho

A Nitro eXperience tira máximo proveito da capacidade do Nginx de utilizar caches de alto desempenho, utilizando RAM em vez de disco para entrega de recursos à máxima velocidade para os visitantes.

Nós entregamos cada WordPress configurado com o melhor sistema de cache em interação com o servidor.

Para melhor desempenho o cache da Cloudflare não deve estar ativo.

Certificados HTTPS Gratuitos

A Nitro eXperience contempla certificados gratuitos para que os sites possam tirar proveito das otimizações providas pelo http/2.

A principal novidade do http/2 é a multiplexação TCP, que permite que todos os objetos de uma página trafeguem por uma única conexão, reduzindo drasticamente o tempo de negociação entre navegador e servidor.

Para saber mais sobre o http/2 leia: Alegre-se, chegou o HTTP/2.

“OCSP Stapling”

Esta é uma técnica de aceleração brutal de conexões HTTPS a um site. Para entender como ela promove ganhos tão notáveis é necessário entender como uma página HTTPS funciona.

Em primeiro lugar, devemos lembrar que todas as informações que trafegam em HTTPS são criptografadas no servidor, viajam pelos caminhos mágicos e insondáveis da Internet até o navegador do cliente e então a informação é descriptografada para voltar ao seu estado original.

Uma página comum costuma ter uma dezena ou mais de imagens, e o mesmo número de scripts e folhas de estilo CSS. Ou seja, não é exagero dizer que uma página comum obriga o navegador a lidar com cerca de trinta operações de descriptografia.

Cada uma destas operações consiste em o navegador obter o certificado junto ao servidor, fazer uma requisição junto ao órgão certificador submetendo o certificado para verificação de autenticidade, e então usar os dados do certificado para obter a informação utilizável para a exibição da página.

Com o OCSP Stapling o servidor periodicamente envia essa requisição de autenticidade para o órgão certificador, e guarda uma cópia do “atestado” de veracidade; quando um visitante chega no site junto com o certificado (necessário para a descriptografia de todos os arquivos) é entregue o “atestado” poupando o navegador da tarefa de lidar com isso uma vez para cada objeto.

Vale lembrar também que caso haja uma sobrecarga qualquer no emissor do certificado seguro todos os sites que usam certificados dele serão afetados pela lentidão, o que é algo totalmente fora do controle do servidor ou do serviço de hospedagem.

Com o OCSP Stapling este problema potencial também fica afastado, pois, reiteramos, o certificado é entregue junto com o documento que atesta a sua veracidade.

Segurança Avançada

O assunto “segurança de servidores” jamais vai estar esgotado, pois à medida que novas tecnologias de proteção surgem, novos meios e técnicas de quebrá-las também; e vice-versa: à medida que se desenvolvem as técnicas de “hacking” fortalece-se a indústria da segurança com mais medidas protetivas, criptografias mais robustas, etc.

Na Nitro eXperience utilizamos técnicas avançadas de segurança, que não vamos detalhar mas dentre as quais podemos destacar:

  • uso de chaves fortes de criptografia para evitar ataques amplamente divulgados e conhecidos;
  • WAF (web application firewall) com detecção de comportamento do usuário, bloqueando bots e usuários maliciosos antes que estes tenham tempo de agir;
  • bloqueio total de scripts em locais inseguros do sistema (como diretórios de uploads, por exemplo);
  • proteção integral e permanente contra DDoS no nível do datacenter (os ataques são filtrados antes de chegar à máquina Nitro eXperience).

Mônica

Para quem não conhece, esta aqui abaixo é a Mônica.

Nitro eXperience: o VPS mais rápido que você já viu

A Mônica é um bot multifunção que nasceu com uma simples tarefa: monitorar em um único painel a carga de todos os nossos servidores.

À medida que o tempo foi passando ela foi se sofisticando e aprendendo novos talentos, que às vezes até saem do gerenciamento dos servidores e vai até tarefas administrativas, como tratamento de notas fiscais eletrônicas.

Sem a Mônica, a Nitro eXperience não seria completa.

Otimização de Imagens

A Mônica tem um talento muito útil, que ela emprega toda madrugada em todos os servidores com Nitro eXperience: a otimização de imagens (que pode ser desativada, caso o cliente deseje).

Os algoritmos de compressão de imagens JPEG e PNG usados pela Mônica são os mais eficientes do mercado, ocasionando uma média de 50% de economia de espaço em disco e, mais importante, no tráfego de dados entre o site e o visitante.

Saiba mais: Mônica e otimização avançada de imagens.

Backups Automáticos

A Mônica é responsável também por efetuar os backups automáticos dos servidores, diariamente.

Diferente de um mero comando de cópia, a Mônica sabe identificar o que mudou entre o backup do dia anterior e o atual, transferindo da máquina Nitro eXperience para o armazenamento externo (em outro continente, em máquinas ecologicamente responsáveis — veja Hospedagem de sites ecologicamente correta para mais detalhes) apenas as diferenças, possibilitando que mais dias de histórico estejam disponíveis para cada cliente, consumindo menos tempo, menos energia e sem “atolar” a máquina como é comum acontecer em servidores comuns.

Painel de Controle

A Mônica também tem uma versão disponível para o cliente, na forma de um painel de controle, onde é possível monitorar o estado geral do servidor (uso de RAM, de disco, carga geral da máquina e conexões web simultâneas) e instalar novos sites WordPress apenas preenchendo um formulário simples, o que significa mais agilidade, facilidade e controle para o cliente da Nitro eXperience!

Nitro eXperience: o VPS mais rápido que você já viu

Saiba mais:

Nitro eXperience: Perguntas e Respostas

Abaixo algumas perguntas frequentes sobre a Nitro eXperience. Clique na pergunta para exibir e ocultar a respectiva resposta.

Todos os clientes da PortoFácil já se beneficiam da Nitro eXperience?

Não todos, ainda.

A Nitro eXperience completa requer que o cliente tenha um VPS de Alta Disponibilidade, que este esteja funcionando com Ubuntu Server 16.04, que os sites tenham HTTPS ativado no servidor (HTTPS da Cloudflare não conta), e que todas as atualizações tenham sido instaladas na máquina.

Usuários de servidor dedicado ou de VPSs NX antigos podem se beneficiar de alguns benefícios. Usuários de cPanel não têm o privilégio de ter a Nitro eXperience animando seus sites.

Quanto a mais terei que pagar para poder ter direto à Nitro Experience?

Nada. Todos os benefícios da Nitro eXperience estão disponíveis a todos os clientes cujas máquinas estejam adequadas a eles sem nenhum custo adicional.

É possível converter ou atualizar meu servidor para que eu possa ter todos os benefícios da Nitro eXperience que ainda não me estão disponíveis?

Sim! É só entrar com contato com o Suporte Técnico e pedir; cada caso é avaliado individualmente, e juntos Suporte e Cliente decidem como e quando fazer a mudança de maneira indolor, sem afetar a disponibilidade dos sites.

Servidores Nitro eXperience não caem nunca, é isso?

Sim e não. Eles não caem nunca contanto que a causa da possível queda seja relacionada a hardware.

Entretanto, mesmo sendo otimizadas ao extremo essas máquinas têm um limite de capacidade de processamento, e abusos tais como scripts de estatísticas no servidor, plugins mal comportados, ou outros causados por scripts escritos de maneira inadequada, continuarão implicando sobrecargas e quedas nos serviços — o que não é de maneira alguma uma deficiência da Nitro eXperience, pois cabe a cada um programar seus sites com bom senso e lucidez.

A Nitro eXperience é incompatível com a Cloudflare?

Não, de maneira alguma.

Domínios usando a Cloudflare apenas para DNS, sem o cache ativo, vão poder se beneficiar de todas as melhorias implicadas pela Nitro eXperience.

Domínios usando o cache da Cloudflare perderão alguns importantes benefícios que poderão afetar negativamente a velocidade do site, sendo necessário um estudo cuidadoso, observando o comportamento das páginas com e sem o cache da Cloudflare.

A regra geral, portanto, é não usar o cache da Cloudflare para que o site tire proveito de todas as benesses da Nitro eXperience.

Nossos servidores estão fisicamente localizados nos EUA e no Canadá.
Nossa empresa é genuinamente brasileira.

 

Quero ser cliente da PortoFácil!Contato

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.67
Total de Votos: 30

Nitro eXperience: o VPS mais rápido que você já viu

Compartilhe

Publicado por Janio Sarmento – 18 de Janeiro de 2018